dirige a tua ação para aquilo que importa

3 coisas que te apoiam a dirigir a tua atenção e ação para aquilo que importa

Há pessoas que sentem que são distraídas e que não conseguem sair de situações desafiantes que estão a viver.

Nós possuímos a ferramenta mais poderosa de todas – o nosso cérebro, porém ninguém nos ensinou a usa-lo a nosso favor.


Quando as pessoas estão mal tendem a queixar-se de tudo aquilo que corre mal na sua vida focando-se naquilo que não querem. Quando as pessoas querem mudar algo na sua vida tendem a definir objetivos com base naquilo que não querem, exemplo deixar de fumar, deixar de procrastinar, deixar de ser distraído – o que leva que as pessoas dirijam a sua atenção para aquilo que querem deixar e não para aquilo que querem: ser saudáveis, ser proactivos, ser focados.


Quando as pessoas percebem que fazem alguma coisa mal tendem a enraizá-la dizendo coisas como: Eu sou distraído, eu sou preguiçoso, eu sou tímido. O que leva a que as pessoas se sintam ainda mais distraídas, ainda mais preguiçosas e ainda mais tímidas.


Se queres dirigir a tua atenção para aquilo que importa o primeiro passo é fazeres formulações positivas ou seja em vez de dizeres quero deixar de procrastinar podes dizer quero ser uma pessoa ativa. Vais dirigir o teu foco para o “ativa” e não para o “procrastinar”.Ao longo do nosso dia há várias coisas que nos distanciam daquilo que é importante para a nossa vida e para mantermos o foco naquilo que queremos podemos usar várias ferramentas que nos apoiam nesse sentido:


Visualização: A visualização pode ser usada em vários momentos do dia, podemos fazê-lo com projeções a longo prazo ou com situações que acontecem no nosso dia a dia.Imaginando que a longo prazo pretendes mudar de casa, evoluir profissionalmente e constituir família, podes imaginar como seria a tua casa, o material de construção de tua casa, se tem ou não jardim, as cores das paredes, os móveis que terias na tua casa, as vistas que gostavas de ter… cada pormenor. No que diz respeito à profissão podes perceber o que farias, quanto ganharias, qual o nível de preenchimento e evolução e imaginares-te essa pessoa a desempenhar essa profissão. No que diz respeito à tua família podes imaginar cada membro da tua família as interações entre os membros e algumas coisas que podem fazer juntos como ir ao cinema, passar férias juntos ou outro tipo de dinâmicas.. São apenas alguns exemplos…Imagina ainda que tens uma reunião hoje e que estás preocupado com a possibilidade de a reunião não correr tão bem… Em vez de te focares no que pode acontecer de menos bom, podes imaginar a reunião a correr bem, no que dirias ao longo da reunião, qual seria a tua postura e o teu nível de confiança para a reunião se desenvolver com êxito.Está provado que a nossa ação tende a estar de acordo com os nossos pensamentos, então a visualização positiva tende a apoiar-nos a conquistar aquilo que queremos.

Objetos que escolhes ter por perto: Aquilo que vemos diariamente, os objetos de nossa casa, o ecrã do nosso telemóvel, as mensagens que aparecem nos objetos tem uma comunicação inconsciente connosco. Quanto maior for a ligação entre aquilo que queremos e a mensagem que os objetos nos passam maior será a probabilidade de alinhamos diariamente a nossa intenção com aquilo que queremos. Exemplo: eu uso uma caneca que diz “eu hoje vou fazer a diferença no mundo” esta mensagem está alinhada com aquilo que eu quero para a minha vida. Quais são as mensagens que recebes dos objetos que tens por perto?


Intencionar: Quando começamos algo com uma intenção, com maior facilidade essa intenção se concretiza. Quando passamos a nossa vida sem intencionar é como se o nosso barco deixasse de ter motor e navegasse ao sabor da maré, de acordo com os acontecimentos externos que vão surgindo. Depois de sabermos aquilo que queremos podemos intencionar conversas, intencionar o nosso dia assim que começa, intencionar a nossa semana e o nosso mês. Esta técnica permite-nos estar mais centrados de acordo com aquilo que queremos para a nossa vida. Exemplo quando tenho uma visita de uns familiares eu posso intencionar estar plenamente presente e ouvindo o que me dizem, Quando começo um dia de trabalho eu posso intencionar a disposição de evoluir e perceber pontos de vista diferentes e novas formas de fazer….

Se te pretendes centrar no que é importante para ti escolhe objetivos formulados positivamente, visualiza o que queres a acontecer, escolhe objetos por perto que te inspirem a entrar em ação e a manteres sentimentos de acordo com o que queres e intenciona cada coisa que fazes.Podes, neste momento ter desafios em escolher aquilo que queres e definir esses objetivos de forma positiva. Se acreditas que precisas de ajuda para conseguires chegar mais longe podes agendar uma sessão de planeamento gratuita comigo aqui

Artigos Relacionados:

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Como aumentares a coragem na tua vida? 

Queres mudar a tua realidade profissional e não sabes por onde começar?

Já alguma vez te sentiste marioneta da sociedade? Marioneta da tua empresa?

3 fatores que impedem a tua criatividade

Ferramenta fundamental para criação de uma estratégia que precisas mesmo de conhecer

3 coisas que precisas de saber sobre as decisões que tomas

4 atitudes de pessoas profissionalmente bem sucedidas

4 fases essenciais para superar o medo e tornar os teus sonhos realidade

Ideias chaves sobre Propósito

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?