Produtividade

3 fatores que impedem a tua produtividade

A produtividade pode ser vista como uma forma de medir o nosso desempenho. A meu ver retrata a quantidade de produtos ou serviços produzidos, mas também o nível de impacto que eles têm na sociedade e na nossa vida em particular. É importante perceber em que medida é que os produtos ou serviços que produzo satisfazem ou não alguém. Não se trata apenas de ser eficaz mas ser eficiente. Cada tarefa tem um impacto diferente na nossa vida, na nossa performance, então é fundamental concentrar os nossos esforços nas tarefas com maior impacto, que geram mais resultados. Neste sentido é essencial perceber qual o objetivo que eu quero atingir com cada tarefa especifica. Trata-se de, em menos tempo fazer mais e com mais qualidade. Na verdade não nos serve de nada produzir algo que não vai servir ninguém, não faz sentido investir tempo em algo que não tem utilidade. Por outro lado, se percebemos que existem tarefas que têm um maior impacto na nossa vida, na nossa empresa devemos privilegiá-las em detrimento de outras que produzam um impacto menor.

Muitos de nós, eu incluída, sentimos-nos concretizados, realizados e até com uma auto-estima mais elevada quando consideramos que somos produtivos, que num determinado dia fizemos o que pretendíamos. Hoje vou te falar de 3 coisas que considero que podem impedir a tua produtividade:

1º Mul-titarefas: especialmente quando trabalhamos num computador, temos tendências a iniciar várias tarefas ao mesmo tempo, a ter várias janelas de trabalho abertas, com vários alertas ligados (redes sociais, e-mail), além de que o telefone pode tocar, ou podemos ser interrompidos na nossa casa ou na nossa empresa por algum familiar ou colega…. Estou certa de que, às vezes, inicias tantas tarefas que num determinado momento já não sabes como retomar. A mim já me aconteceu inúmeras vezes…… Iniciar uma tarefa, por qualquer motivo não terminar essa tarefa e iniciar outra, o que me leva à dispersão, à falta de concentração e foco e quando dou por mim já não sei como posso retomar. A multitarefa é algo que nos garante falta de foco, de presença. Sempre que queremos criar algo com uma determinada intenção é fundamental que estejamos em total presença, para que além do fazer por fazer, o façamos com qualidade de modo a servir a intenção inicial pela qual iniciamos aquela tarefa. Então se queres ser produtivo, foca-te numa tarefa de cada vez.

2º Fazer, fazer, fazer: Conheço muitas pessoas, eu própria preciso de estar atenta, que querem apenas fazer, produzir, não se permitindo parar. Deves-te estar a questionar “Sara parar para quê eu quero ser produtivo?” pois bem, parar para planear, para planear a tua semana o teu dia. Na verdade como vais saber se foste produtivo se não sabes o que te propuseste fazer? Quando não paramos para planear, agimos sem guia, e podemos fazer muitas coisas que não vão ter impacto, pode-nos levar a despender os nossos esforços em algo pouco significativo. Quando não nos permitimos parara para repor as nossas energias vamos bloquear a nossa produção. É através do nosso corpo que produzimos, se não cuidamos dele ele não nos vai permitir o mesmo desempenho, então é fundamentar parar para respirar, para nos revitalizarmos através de uns minutos a apanhar ar, ou a esticar o corpo, a fazer umas respirações profundas, ou através de outra ação que nos permita energizar. Não sei se já te aconteceu quereres fazer algo e parece que tudo bloqueia? Não surgem ideias, o próprio computador bloqueia, sentes-te cansado?…..É nesses momentos que não tenho dúvida que é essencial parar para deixar que fluam as soluções, insistir em fazer só vai aumentar a frustração e outros sentimentos contrativos

3º Não ter uma intenção presente: Quando fazemos algo, por fazer sem ter uma intenção presente e que esteja alinhada com os nossos objetivos, que por sua vez devem estar alinhados com a nossa missão e valores, corremos sérios riscos de entrarmos no modo piloto automático, a desenvolver tarefas pouco impactantes. O modo piloto automático pode resultar em ações desalinhadas com os nossos objetivo o que vai gerar uma ineficiências. Sempre que fazemos algo que não contribui para a concretização dos objetivos estamos a gerar ineficiências pois não estamos a desenvolver esforços de forma integra. Inevitavelmente estamos a usar mal o nosso tempo e não estamos a ser produtivos.

Se gostavas de aumentar a tua produtividade começa a desenvolver uma tarefa de cada vez, percebe e tem presente qual é a intenção da tarefa que desenvolves e em que medida ela vai ao encontro dos teus grandes objetivos. Não te esqueças de parar para planear, para te reequilibrares e sempre que o trabalho não fluir para, para mesmo para que quando voltes consigas fazer mais e melhor em menos tempo.

Eu ajudo pessoas que se sentem estagnadas a sentirem-se plenas e realizadas, através de um encontro consigo próprias, sem descurar nenhuma área das suas vidas. Podes saber mais sobre o meu trabalho agendando uma sessão de planeamento gratuita Aqui

Artigos Relacionados:

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Como aumentares a coragem na tua vida? 

Queres mudar a tua realidade profissional e não sabes por onde começar?

Já alguma vez te sentiste marioneta da sociedade? Marioneta da tua empresa?

fatores que impedem a tua criatividade

Ferramenta fundamental para criação de uma estratégia que precisas mesmo de conhecer

coisas que precisas de saber sobre as decisões que tomas

atitudes de pessoas profissionalmente bem sucedidas

4 fases essenciais para superar o medo e tornar os teus sonhos realidade

3 coisas que te apoiam a dirigir a tua atenção e ação para aquilo que importa

Como podes desbloquear o teu potencial

3 passos fundamentais para avançar profissionalmente

Como pensar menos e fazer mais?

O que fazer para vencer a procrastinação?

 

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?