Profissão

3 passos fundamentais para avançar profissionalmente

Um profissional que pretende chegar ao topo, sentir-se realizado e pleno tendo em conta todas as outras áreas da sua vida (saúde, família, amigos, relacionamentos, finanças, hobbies) tem de estar preparado para superar 3 etapas fundamentais:

1) Saber quais são os seus pontos fortes e pontos a desenvolver. Quando aprofundamos o nosso auto-conhecimento identificamos com clareza o que sabemos fazer melhor e identificamos habilidades que é fundamental desenvolver. Quando crescemos como pessoas sustentamos o nosso crescimento nas várias áreas da nossa vida especialmente na profissional.

Quando queremos atingir uma situação e não estamos a conseguir, há algo que é importante relembrar: nós somos o problema que nos está a impedir de chegar onde queremos, mas podemos transformar-nos na solução. Para que nos tornemos a solução é essencial conhecer o nosso perfil de personalidade, a energia predominante em nós e o nosso motor de ação. Quando tomamos consciência de quem somos mais facilmente crescemos. Na verdade não é possível mudar algo desconhecido, então quando trazemos à consciência quem somos estamos a dar o primeiro passo para a mudança.

2) Definir objetivos Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e com Tempo definido em alinhamento com o tipo de pessoas que queremos ser e em alinhamento com o tipo de relações que queremos desenvolver.

A definição de objetivos tem um efeito benéfico sobre o desempenho dos indivíduos pois:

· Possuem uma ação direcionadora dos esforços, eles apoiam no desenvolvimento de atenção e foco para ações importantes na prossecução do objetivo.

· Os objetivos possuem uma função de promoção de energia no individuo, na medida em que quando sabemos o “para quê” de fazermos o que fazemos tendemos a ter mais motivação para agir.

· Os objetivos tendem a aumentar o sentido de persistência pois existe um compromisso definido a cumprir. O compromisso pode ser com a própria pessoa, pode ser escrito ou até partilhado com outras pessoas – este compromisso sustenta a ação continuada.

· A definição de objetivos claros sustenta a ação diária – direciona o individuo a decidir e a executar pequenas ações relevantes para a concretização do objetivo..

3) Ser persistente, dedicado, disciplinado na prossecução dos objetivos definindo hábitos e ações diárias que permitam chegar perto do objetivo.

Quando pretendemos chegar a um determinado ponto que exige crescimento e dedicação naturalmente vamos passar por várias provas, por vários desafios, nem sempre tudo corre como queremos. A capacidade de continuarmos mesmo com obstáculos no caminho é um ingrediente fundamental das pessoas que chegam onde querem. Se fosse fácil toda a gente conseguia. Há pessoas que aprendem com os desafios e quando caem levantam-se e seguem caminho, há outras pessoas que desistem nas primeiras dificuldades – esta é uma das diferenças entre quem consegue aquilo que quer e quem diz que “teve azar”.

E tu? Escolhes responsabilizar o azar pela tua vida? Ou preferes ser tu a comandar?

Eu ajudo pessoas que se sentem estagnadas a sentirem-se plenas e realizadas, através de um encontro consigo próprias, sem descurar nenhuma área das suas vidas. Podes saber mais sobre o meu trabalho agendando uma sessão de planeamento gratuita Aqui

Artigos Relacionados:

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Como aumentares a coragem na tua vida? 

Queres mudar a tua realidade profissional e não sabes por onde começar?

Já alguma vez te sentiste marioneta da sociedade? Marioneta da tua empresa?

3 fatores que impedem a tua criatividade

Ferramenta fundamental para criação de uma estratégia que precisas mesmo de conhecer

3 coisas que precisas de saber sobre as decisões que tomas

4 atitudes de pessoas profissionalmente bem sucedidas

4 fases essenciais para superar o medo e tornar os teus sonhos realidade

3 coisas que te apoiam a dirigir a tua atenção e ação para aquilo que importa

Como podes desbloquear o teu potencial

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?