atitudes de pessoas bem sucedidas

4 atitudes de pessoas profissionalmente bem sucedidas

Todos nós queremos ser bem sucedidos profissionalmente porém nem sempre sabemos quais as atitudes para trilhar um caminho de sucesso profissional.

Antes de mais gostava que tu definisses o que é sucesso profissional para ti.

Para mim, sucesso profissional é alguém que se sente preenchido com o trabalho que desenvolve, sente que está a contribuir para que o mundo fique melhor, sente que gosta daquilo que faz, está em evolução constante e é financeiramente sustentável.

A definição de sucesso imposta pela sociedade (ter uma profissão socialmente bem vista, um trabalho para a vida, ganhar um bom ordenado e vestir formalmente) pode não ser o teu conceito de sucesso profissional. O meu certamente não é.

Então a meu ver há 4 atitudes que são fundamentais para que as pessoas possam desenvolver sucesso profissional segundo os meus padrões de sucesso.

A primeira atitude é desenvolver um trabalho por um propósito maior, para acrescentar valor aos e ao mundo. A grande maioria das pessoas trabalha por obrigação para garantir a sua sustentabilidade económica o que faz com que muitas vezes tenham desempenhos limitados, não se sintam reconhecidos e se sinta em constante esforço e sentido de obrigação. Alguém que trabalha por um motivo maior, por exemplo a minha missão é influenciar pessoas a viverem em plenitude e realização através de um encontro consigo próprias, o meu grande motivo é esse – contribuir para que a vida das pessoas fique melhor. A questão financeira é naturalmente fundamental, porém lembra-te que sempre que acrescentas valor ao mundo a retribuição financeira acaba por ser inevitável e vem por consequência.

A segunda é a curiosidade. A curiosidade de saber mais sobre o mundo, de conhecer e implementar novas técnicas e formas de fazer. A curiosidade é um pilar para que o trabalho que a pessoa desenvolve esteja em melhoria continua e o valor entregue seja cada vez melhor. Quando acrescentamos valor estamos a aumentar as probabilidades dos clientes ficarem satisfeitos e de consequentemente aumentar os rendimentos. A curiosidade leva à expansão da sabedoria, das habilidades, das formas de solucionar problemas – fundamentais para qualquer profissional ativo.

A humildade de reconhecer que não sabe tudo e que é natural que não saiba tudo. Vejo muitos profissionais à espera de tirar só mais um curso para depois se lançarem no mercado, o grande entrave é que quando aquele curso acaba iniciam outro e assim sucessivamente, sentindo-se incapazes de avançar só porque acreditam que tem de saber tudo. Há ainda pessoas com uma postura totalmente oposta que acreditam que já sabem tudo e que são os melhores. Esta segunda postura trava a aprendizagem, limita a evolução e leva muito provavelmente à estagnação. Ninguém sabe tudo, ninguém tem de saber tudo, então é importante reconhecer com humildade que ainda não detemos determinado conhecimento.

A mentalidade de sair da zona de conforto é também uma atitude fundamental. Sempre que nos mantemos na zona confortável significa que estamos a fazer mais do mesmo. Sempre que fazemos mais do mesmo obtemos os mesmos resultados. Se pretendemos estar em evolução constante e em especial num mundo em constante mutação precisamos de estar constantemente a superar medos trabalhando novas habilidades e isso só é possível fazendo coisas fora da nossa zona de conforto.

Estas 4 atitudes são para mim cruciais, sugiro que avalies se para ti faz sentido e quais destas atitudes estás a ter/ desenvolver e quais escolhes desenvolver ainda mais. Sempre que escolhes desenvolver precisas de investir tempo e energia com foco.

Eu ajudo pessoas que se sentem estagnadas a sentirem-se plenas e realizadas, através de um encontro consigo próprias, sem descurar nenhuma área das suas vidas. Podes saber mais sobre o meu trabalho agendando uma sessão de planeamento gratuita Aqui

Artigos Relacionados:

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Como aumentares a coragem na tua vida? 

Queres mudar a tua realidade profissional e não sabes por onde começar?

Já alguma vez te sentiste marioneta da sociedade? Marioneta da tua empresa?

3 fatores que impedem a tua criatividade

Ferramenta fundamental para criação de uma estratégia que precisas mesmo de conhecer

3 coisas que precisas de saber sobre as decisões que tomas

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?