Se queremos fazer uma mudança profissional precisamos de nos inspirar ao máximo em livros, filmes, pessoas e histórias sobre este tema.
Por esse motivo, porque é o tema que mais me apaixona, e porque quero cada vez fazer chegar mais formas de inspirar pessoas a realizarem as suas mudanças profissionais esta semana decidi trazer 4 filmes inspiradores sobre mudança profissional.
O Diabo veste Prada
Trata de uma jovem que encontra trabalho numa revista de renome. Todas as pessoas diziam que havia muitas outras jovens a querer aquele lugar ainda que a sua chefe fosse muito exigente com prazer em humilhar os outros. A jovem foi persistente ao ponto de ficar um elemento de alta confiança da chefe. No início o seu estilo de roupa simples chamava à atenção no meio das outras pessoas que trabalhavam na revista com um estilo ultrassofisticado. A jovem fica com os seus dias completamente preenchidos com atividades do trabalho. Distancia-se dos amigos, do namorado, da sua família, e muda completamente a forma de estar vestido de forma ultrassofisticada conforme os restantes colegas.
Depois de ganhar a confiança da sua chefe e de se tornar o seu braço direito percebe que o que é importante para ela não se alinha com a realidade profissional que construiu. Isso faz com que deixe o emprego para recuperar a vida e a identidade que tinha deixado quando decidiu embarcar neste emprego.
Este filme mostra-nos que se formos persistes conseguimos tudo aquilo que quisermos. A jovem fez de tudo para conseguir ficar com o emprego ainda que esse emprego não estivesse alinhado com a sua identidade. Contrariamente aquilo que todos esperavam ela não só conseguiu o emprego, como ganhou a confiança da sua chefe. Ainda assim, a história do filme mostra que a sua mudança profissional não estava alinhada com a sua verdadeira identidade.
Se fizermos coisas para agradar aos outros corremos o risco de esquecermos quem de verdade somos, e criamos uma identidade paralela à nossa com valores diferentes. A jovem para se encaixar no mundo da moda começa a vestir-se de acordo com os colegas, a comportar-se de acordo com o que era esperado e a perder a sua própria vida em prol do trabalho. Quando se apercebeu que estava a perder o mais importante da sua vida, nomeadamente as pessoas mais especiais decide virar as costas ao trabalho para recuperar a sua vida real.
Estamos sempre a tempo de recuperar a nossa identidade e a vida que está alinhada com essa identidade. A jovem depois de sair da revista decide tentar reconquistar o seu namorado, encontrar um emprego na área de jornalismo (área de formação e interesse) e recuperar a sua forma simples de vestir doando as roupas luxuosas às colegas que ficaram na revista.
A jovem ganhou mérito por mostrar as suas melhores características pessoais ainda que não fossem inicialmente apreciadas pelo contexto e pela sua chefe. É frontal, carinhosa e decidida. Diz aquilo que pensa, disponibiliza-se a ouvir e a apoiar a chefe em situações emocionalmente desafiantes e decide virar costas ao emprego quando já não lhe faz sentido. Aquilo que parecia incomodar a chefe numa fase inicial fez com que depois desse um feedback positivo para o posterior emprego de jornalismo da jovem.
Estrelas além do tempo
É uma história baseada em factos reais sobre mulheres negras que se mostram inteligentes e fazem de tudo para contribuir com a sua sabedoria para a NASA. Numa altura em que os engenheiros era homens e os negros não podiam frequentar qualquer escola e universidade, estas mulheres negras enfrentaram vários desafios para poder ser aceites e reconhecidas pelos colegas e chefias.
Este filme mostra-nos que se formos persistentes naquilo em que acreditamos conseguimos chegar onde queremos, contribuir pela nossa forma de ser e ser reconhecidas no contexto onde atuamos.
Aprendemos que há sempre uma primeira vez para tudo, o facto de nunca ter acontecido antes não quer dizer que não possa acontecer e é assim que a inovação se dá. No filme vemos vários episódios que nos relatam este ensinamento, nomeadamente a primeira mulher negra a ser aceite em tribunal para frequentar uma universidade de brancos num curso de homens, uma mulher negra a ser chefe de brancos, um astronauta a pedir a validação das previsões numéricas a uma mulher negra. Contra tudo aquilo que estava estipulado estas mulheres fizeram com que se acabasse com a distinção nas salas de trabalho e casas de banho destinadas a uma raça ou um género. Passaram simplesmente a haver trabalhadores em vez de negros e brancos ou homens e mulheres.
Este filme ensina-nos que aquilo que os outros pensam é exatamente isso e não deve parar-nos se acreditarmos no que estamos a fazer. Seria um desserviço à humanidade estas mulheres resignarem-se a ficar no sitio onde a sociedade acreditava que deviam estar, a tecnologia e os avanços da NASA não teriam sido tão céleres sem a contribuição delas.
Neste filme sobre mudança profissional mostra que os maridos se preocupam pelo que os outros possam dizer ou fazer em relação às suas mulheres com atitude de pioneiras. Ainda assim as mulheres assumem a sua posição e decidem colocar energia nos objetivos que querem concretizar. Naturalmente, com o passar do tempo, os maridos acabam por aceitar e por se orgulhar das suas esposas.
Poder além da vida
É um filme de mudança profissional de superação. Mostra-nos como um jovem de ginasta profissional transforma a sua vida transformando a sua mente.
O jovem no início do filme tem sucesso em várias áreas da sua vida: na ginástica, com as mulheres jovens, com os amigos. Porém não consegue dormir, descansar com qualidade.
Tal como os seus amigos tem pensamentos limitantes: “não vou conseguir”, “o que os outros vão pensar?”, “sou um falhado como o meu pai”….Percebe através de um sábio que surge na sua vida que estes pensamentos limitantes lhe retiram performance. Esse sábio está disponível para o treinar para que possa esvaziar a sua mente, estar mais presente e mais feliz na sua vida. Porém numa fase inicial afasta-se desse sábio pois fica receoso de algumas mudanças e percebe que perde muitas outras coisas se quiser viver uma vida feliz como o sábio lhe transmite. O jovem decide continuar com a sua vida frenética a treinar, a beber álcool com os amigos e a relacionar-se com várias mulheres. Num dos dias em que se deslocava a alta velocidade em mota teve um acidente o que fez com que fraturasse a perna e ficasse desclassificado das competições. Nessa altura o jovem volta a aproximar-se do sábio e assim que foi possível o sábio treinou o jovem com os ensinamentos de plena presença.
Ao contrário daquilo que os colegas e o treinador poderiam esperar o jovem voltou a competir e a ter uma performance incrível. Nessa altura foi abordado pelos colegas a pedir que lhe ensinasse os ensinamentos que tinha recebido do sábio porque sentiam que o que tinha acontecido era pura magia.
Este filme ensina-nos que ás vezes precisamos de passar por altos desafios para aprendermos lições de vida e nos alinharmos nas nossas mudanças profissionais evoluindo interiormente. Neste caso o jovem precisou de passar pelo acidente para treinar os ensinamentos do sábio. Também podemos perceber que se estivermos disponíveis podemos aprender sem que a vida nos pregue lições – o jovem teve oportunidade de treinar os ensinamentos do sábio antes de sofrer o acidente.
A história deste filme também nos diz que quanto mais esvaziarmos a mente e mais presente estivermos mais vamos viver de verdade a nossa vida. A verdade é que o único momento que existe é o agora ainda assim nós estamos constantemente a vaguear com pensamentos sobre o passado e sobre o futuro.
Um senhor estagiário
Um homem viúvo aos 7ª anos sente um vazio depois de entrar na reforma e se ter divertido por um tempo. Este homem sentia vontade de ser útil, de ir para algum lugar e contribuir.
Um site de roupas fez um programa onde recebia estagiários idosos para dinamizar a empresa. O homem viúvo concorreu e foi aceite. Este homem viu aqui uma oportunidade de se reinventar, de poder continuar a contribuir e ser útil. Apesar das diferenças de idades entre os colegas e a chefe ele conquista-os a todos. Ultrapassou preconceitos que poderiam existir inicialmente e provou que tinha muito valor para dar aquela empresa, tornando-se um elemento imprescindível para a CEO da empresa e para toda a sua equipa.
Este filme mostra-nos que o trabalho é muito mais que uma forma de ganhar dinheiro. O homem viúvo não queria um trabalho para ganhar dinheiro mas sim para poder estar ativo, sentir que contribuía e continuar a evoluir. Conseguiu ser reconhecido porque agia impulsionado por motivações intrínsecas.
É um filme de mudança profissional inspirador e cómico, ensina-nos que nunca é tarde para nos reinventarmos e o facto de recomeçarmos não quer dizer que seja do zero. Quando avançamos para uma nova situação profissional há experiência e conhecimentos, que trazemos de outros contextos, que nos vão ajudar a entregar valor nessa nova etapa. Na verdade não importa a idade ou a profissão todos nós podemos fazer uma mudança profissional se assim o desejarmos.
Se queres fazer uma mudança na tua profissão com acompanhamento profissional podes saber mais sobre o meu trabalho aqui
Artigos Relacionados:
Vazio profissional – 8 formas de eliminar
6 Factores de desconforto profissional
7 regras essenciais de uma transformação profissional
6 passos para ultrapassar o medo de falhar
A vulnerabilidade como alavanca na vida profissional
Superar problemas de forma eficiente em 7 passos
6 aspetos fundamentais para definires objetivos em 2022
3 fatores fundamentais para ganhar coragem