4 formas práticas de desenvolver a persistência

Desenvolver a persistência pode ser uma forma de garantir a concretização dos nossos sonhos.

A persistência é uma habilidade daqueles que não desistem facilmente.

Agir com persistência é desenvolver ação com foco nem determinado objetivo, sem se deixar influenciar por críticas negativas.

A persistência é uma habilidade dos vencedores. Todos aqueles que conseguem chegar aonde querem não desistem com facilidade.

Neste sentido é essencial desenvolver a persistência.

Vamos partilhar 4 formas práticas para que te possas tornar um vencedor através da persistência:

1- Se não soubermos onde queremos chegar vamos persistir em quê? Importante ter um objetivo bem definido e específico alinhado com a identidade e com os valores da pessoa. Ter o foco que nos permite identificar com clareza onde queremos chegar é fundamental para direcionar a nossa ação.

2- Ter um plano estratégico com ações específicas que apoiam a pessoa a concretizar o objetivo. É importante definir e realizar ações diárias, com consistência, que permitam que diariamente a pessoa dê passos em direção à concretização do seu objetivo.

3- Mentalidade protegida contra críticas destrutivas e desencorajadoras. Frequentemente quando queremos arriscar ou fazer uma coisa diferente, os nossos familiares e amigos tendem a aconselhar-nos a não o fazer. A intenção dos nossos familiares e amigos é proteger-nos, mas na realidade eles estão a bloquear-nos. Precisamos de nos proteger de críticas que não nos apoiam para que possamos continuar a agir com persistência.

4- Criar e desenvolver um grupo de pessoas com objetivos semelhantes ou mentalidades parecidas que nos encorajem a avançar. Estas pessoas com objetivos semelhantes podem partilhar informação que nos ajuda mais facilmente a chegar onde queremos. Este tipo de grupos funciona na base da entreajuda e do encorajamento potenciando a nossa persistência.

Sempre que o objetivo que queremos atingir está alinhado com os nossos valores e identidade a persistência é benéfica.

A persistência pode deixar de ser benéfica se o objetivo não respeitar aquilo que é importante para nós na nossa vida. Por exemplo, no último trabalho que tive por conta de outrem na banca eu passei 3 anos a tentar conquistar o meu lugar. No final desses 3 anos, quando eu não só tinha conquistado o meu lugar como ainda ia ser promovida, eu percebi que aquele objetivo não estava alinhado comigo. Felizmente eu deixei de persistir. Neste caso específico se eu continuasse a desenvolver esforços para alcançar um objetivo desalinhado comigo eu estava a conquistar a minha infelicidade.

Acredito que vencer é conquistar os objetivos que respeitem aquilo que é importante para a pessoa.

Eu ajudo pessoas que se sentem estagnadas a sentirem-se plenas e realizadas, através de um encontro consigo próprias, sem descurar nenhuma área das suas vidas. Podes saber mais sobre o meu trabalho agendando uma sessão de planeamento gratuita Aqui

Artigos Relacionados:

Como optimizar a liderança da nossa vida a partir da raiz

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Como aumentares a coragem na tua vida? 

Queres mudar a tua realidade profissional e não sabes por onde começar?

Já alguma vez te sentiste marioneta da sociedade? Marioneta da tua empresa?

fatores que impedem a tua criatividade

Ferramenta fundamental para criação de uma estratégia que precisas mesmo de conhecer

coisas que precisas de saber sobre as decisões que tomas

atitudes de pessoas profissionalmente bem sucedidas

4 fases essenciais para superar o medo e tornar os teus sonhos realidade

3 coisas que te apoiam a dirigir a tua atenção e ação para aquilo que importa

Como podes desbloquear o teu potencial

3 passos fundamentais para avançar profissionalmente

Como pensar menos e fazer mais?

O que fazer para vencer a procrastinação?

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?