Conhecer as nossas qualidades é uma parte do nosso trabalho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Através deste conhecimento desenvolvemos a nossa vida pessoal e profissional com maior eficiência e ultrapassamos desafios com mais facilidade.
Quanto mais soubermos quais são as nossas qualidades mais estrutura teremos para fazer uma boa entrevista de emprego ou para nos apresentarmos a um cliente ou a um conjunto de pessoas.
Não sei se te identificas, mas muitas pessoas quando lhes é pedido que se apresentem não sabem o que dizer além do básico (nome, idade, estado civil e profissão) – nada disto diz o que quer que seja sobre nós. Uma profissão engloba vários tipos de profissionais, o que nos representa não é a idade mas sim o estado da nossa mente no que diz respeito à perspetiva sobre nós próprios e sobre o mundo. Então importa irmos além de uma apresentação básica, a questão é que nós próprios às vezes não sabemos como ir além de uma apresentação básica porque não nos conhecemos o suficiente.
Quando a pessoa agenda uma primeira abordagem comigo e eu peço à pessoa para me dizer “quem é” muitas vezes recebo a resposta “não sei, é isso mesmo que estou à procura aqui”. Estas pessoas estão a fazer a escolha certa no sentido de que investem, tempo dinheiro e energia em recuperarem a sua essência. É através da essência, sendo quem somos, que conseguimos ser felizes em qualquer área na vida e em especial na profissional. Concluo que a única forma de sermos felizes é vivermos alinhados com os nossos valores, em constante evolução, a sentirmos que estamos a usar o nosso potencial, a explorar os nossos interesses – mas como podemos fazê-lo se não nos conhecermos?
Saber as nossas qualidades não nos ajuda apenas a saber quem somos como ainda nos ajuda a valorizar-nos. Muitas pessoas têm receio de falar bem sobre si próprias, isto faz com que se desvalorizem – compreendo que o façam porque foi o que aprenderam, mas o que mais quero é que possamos reverter a forma de pensar e falar sobre nós próprios, para uma forma que reforce as nossas capacidades. Se não nos valorizarmos nós quem nos valorizará?
Conhecer profundamente as nossas qualidades e tê-las presentes no nosso dia a dia promove a confiança com que agimos nos vários momentos da nossa vida como encontrar solução para um problema, ter um alto desempenho numa entrevista de trabalho, ou vender o nosso produto ou serviço com convicção profunda do valor que está a ser entregue ao cliente.
Vender pode ser um grande desafio para muitas pessoas que acreditam que vender não é bom, que os vendedores são pessoas que impingem coisas. Aquilo que te quero dizer é que vender é a ação em que alguém promove uma solução para satisfazer uma necessidade e todos nós nos vendemos em vários contextos, nomeadamente numa entrevista de trabalho ou no momento em que estamos a expor o produto ou serviço a um possível cliente. Certamente já ouviste dizer que um bom vendedor precisa de conhecer em cada detalhe do seu produto para que possa vende-lo com mais facilidade. Então quando nos conhecemos profundamente não só vamos falar de nós próprios com confiança como vamos promover melhores entrevistas de emprego, melhores reuniões de vendas, melhores conversas no geral.
Por saber que na grande maioria as pessoas têm maior facilidade em identificar os seus defeitos que as suas virtudes hoje quero partilhar contigo algumas perguntas que te podem apoiar a listar as tuas qualidades. A meu ver a lista das qualidades nunca é grande demais J
Quais são as características pelas quais és conhecido nas empresas pelas quais já passaste?
Podes escolher colegas especificamente e imaginar que características positivas eles diriam sobre ti, sobre o teu trabalho, a tua produtividade ou amabilidade.
Lembras-te de alguma vez que foste elogiado por colegas e ou chefias? O que te disseram?
Recorda-te dos momentos em que recebeste elogios seja por parte das chefias ou por parte dos teus colegas, regista o que te foi dito nesses momentos.
Recebeste algum prémio durante o teu percurso profissional? Que características positivas usaste para obteres esse prémio?
Lembra-te de alguma recompensa que tenhas recebido ao longo do teu percurso.
Por exemplo eu recordo-me de que quando trabalhei na banca recebi certificados de qualidade de venda telefónica e recordo-me ainda que estar muito bem posicionada a nível de vendas. As qualidades que me ajudaram a obter estes prémios foram a minha capacidade de estudo, a minha capacidade de criar empatia e conversar com os clientes, o gosto que eu tenho por conversar ao telefone, a minha capacidade de rapport, o cuidado de preparar a chamada ao cliente, a facilidade em analisar as necessidades do cliente, o conhecimento profundo dos produtos do banco. Este tipo de reflexão ajuda-nos a identificar pormenores valiosos que não seriam percetíveis com uma questão genérica de “Quais são as tuas qualidades?”
Foste promovido? Quais acreditas que foram os principais motivos dessa progressão?
Muitas vezes o prémio que recebemos é a promoção, passamos para uma posição com maiores responsabilidades e com um vencimento superior. Certamente que se a empresa nos promoveu é porque identificou em nós potencial e entrega de valor efetiva á empresa. Então percebe se foste promovido o que fez com que a empresa te desse esse voto de confiança.
No meu caso na banca eu decidi sair tendo indicações de que iria ser promovida e acredito que aconteceria não só pelo que descrevi na pergunta anterior como pelo meu sentido de responsabilidade, profissionalismo, empenho e produtividade.
Em que é que os teus amigos e familiares te pedem ajuda? Que características positivas eles identificam em ti para te pedir ajuda nessas atividades?
As pessoas que estão mais próximas de nós tendem a pedir-nos ajuda naquilo que elas acreditam que fazemos com facilidade. Então identifica em que especificamente as pessoas te tendem a pedir ajuda.
No meu caso sinto que as pessoas gostam de desabafar comigo, que confiam em mim para falar e não julgar. Também sinto que a experiência na área da gestão, da banca, da consultoria imobiliária é algo que faz parte da minha história e que as pessoas se sentem à vontade para me colocar dúvidas ou pedir sugestões.
Além do mais fazer massagens é algo que sempre fez parte da minha história especialmente com familiares mais próximos.
Conto-te a minha história porque muito mais que profissionais somos pessoas e às vezes a forma melhor para explicar algo é mesmo exemplificando.
Se pretendes um acompanhamento profissional que vise o aprofundamento do teu auto-conhecimento e o desenvolvimento da tua confiança para um maior alinhamento profissional podes conhecer mais sobre o meu trabalho aqui
Artigos Relacionados:
Mudança profissional com confiança
8 princípios do alinhamento profissional
9 Riscos ignorados mudança profissional
4 crenças que limitam a tua evolução profissional
Identidade e crescimento profissional
Plano de ação 5w2h para mudança profissional
Acredita que é possível a tua mudança profissional
Como ser reconhecido no trabalho?
4 filmes sobre mudança profissional
Vazio profissional – 8 formas de eliminar
Modelo de negócio profissional