Sinto que para um processo de mudança profissional acontecer a primeira coisa que precisamos de fazer é acreditar que é possível.
Quando não acreditamos que é possível aquilo que acontece é que ficamos numa situação desconfortável profissionalmente mas não fazemos nada para que possamos mudar. Falamos mal da empresa, do chefe, das pessoas e das dinâmicas empresariais mas continuamos lá com sentimento de impotência. Podemos até sentir que não há outras soluções ou opções nesta área da nossa vida.
A partir do momento em que passamos a acreditar que é possível fazer uma mudança profissional o percurso começa a ser feito. Deixamos de lado o sentimento de impotência e começamos a fazer a acontecer.
A perceção de que é possível fazer uma mudança na nossa vida profissional traz consigo uma mudança de mindset. Aquilo que nós pensamos cria em nós determinados estados emocionais que por sua vez geram as nossas ações. Neste caso a mudança ocorre a nível do pensamento o que vai originar o desenvolvimento de ações em direção a uma vida profissional com maior realização.
Então na prática o que podemos fazer para acreditar que é possível fazer uma mudança profissional?
Identificar pessoas que fizeram uma mudança profissional
Se outras pessoas conseguem nós também conseguimos – é esta a mensagem que o nosso cérebro recebe quando percebemos que foi possível para outras pessoas. Podemos cair na tentação de entrar na comparação, mas não é isso que eu te proponho. A ideia é que possas olhar para essas pessoas como uma inspiração e como uma evidência de que é possível.
Quando eu ainda desempenhava funções na banca, comecei a sentir-me insatisfeita, trabalhava muitas horas por dia e recebia um valor muito limitado. Eu sentia que “vestia a camisola” como se costuma dizer, dava o meu melhor – mas não recebia tanto como entregava. Nessa altura, inspirei-me na minha esteticista. Ela tinha tido um trabalho por conta de outrem a trabalhar exatamente da mesma forma, mas com ordenado fixo com menos liberdade. E passou a trabalhar por conta própria a receber um valor bastante superior, a gerir o seu próprio tempo e a sentir-se mais alinhada na sua vida. Eu comecei a pensar que para mim também poderia ser possível fazer uma mudança profissional ainda que não fosse na área da estética.
Conversar com pessoas que já fizeram mudanças profissionais
Às vezes sentimos que é impossível ou muito difícil fazer uma transição porém quando conversamos com pessoas que já fizeram essa mudança percebemos que não é assim tão difícil. Esta perceção é um apoio e uma motivação em direção à mudança. Por esse motivo gosto de partilhar histórias reais de pessoas que fizeram ou estão nos seus processos de mudanças profissionais, pois traz exemplos verídicos da possibilidade de mudança.
Sinto que as pessoas ainda estão muito agarradas à necessidade de fazer estudos universitários para se desenvolverem numa nova profissão, esse pode ser um caminho….Eu acredito que não seja necessário. Da minha experiência passamos 15 ou mais anos a estudar coisas que não nos servem nem para o nosso dia a dia nem como profissionais nem como pessoas. Nesses 15 anos de estudo ninguém nos ensina a gerir emoções, a gerir as nossas finanças, a usar os recursos que temos dentro de nós para construir uma vida mais preenchida. Sinto até que o ensino convencional vive à parte do mundo real. Eu tive oportunidade de estudar numa das melhores Universidades do país e sou grata por isso. Adquiri conhecimento e experimentei aquilo que é a realidade académica. Ainda assim sinto que tenho adquirido conhecimento mais útil, prático e transformador estes últimos anos que aprofundei o tema do desenvolvimento pessoal com certificações e formações não universitárias.
O meu percurso mostra que podemos desenvolver uma mudança de forma simples, alinhando-nos com aquilo em que acreditamos e sem nos prendermos ao “Como vou fazer?”, ou “eu queria mas é impossível”.
Identificar atividades alternativas
Perceber possibilidades profissionais alternativas ajuda-nos a abrir caminhos mentais para novas formas de estar a nível profissional o que nos apoia a sair do sentimento de impotência para um pensamento mais expansivo “se estou desconfortável neste trabalho tenho a possibilidade de construir um futuro profissional diferente e mais alinhado comigo”. Esta estratégia ajuda-nos a sair da postura de vitimização e queixume para uma postura de assumir as rédeas da vida e o poder de construir a vida que queremos viver.
A reflexão sobre as atividades alternativas é uma boa forma de aprofundar o autoconhecimento sobre o que faz sentido para a pessoa e quem sabe avançar com uma dessas possibilidade.
Integrar/ fortalecer crenças potenciadoras sobre nós próprios
Até aqui estivemos a falar sobre as nossas crenças sobre a mudança profissional e essa parte é fundamental, mas a verdade é que nada acontece se não acreditarmos em nós próprios.
Por esse motivo é essencial que possamos aceitar mais em nós, para isso importa desenvolver uma série de dinâmicas que nos apoiam nesse sentido como:
- Desenvolver um diálogo interno positivo
- Agradecer o que já temos
- Festejar cada conquista
- Listar as habilidades naturais
- Listar habilidades desenvolvidas
- Listar o conhecimento adquirido
- Investir em nós
- Aprofundar o auto-conhecimento
Enquanto não acreditarmos que é possível nada acontece.
Se sentes que precisas de apoio nesta área podes conhecer melhor o meu trabalho aqui
Artigos Relacionados:
Como ser reconhecido no trabalho?
4 filmes sobre mudança profissional
Vazio profissional – 8 formas de eliminar
6 Factores de desconforto profissional
7 regras essenciais de uma transformação profissional
6 passos para ultrapassar o medo de falhar
A vulnerabilidade como alavanca na vida profissional
Superar problemas de forma eficiente em 7 passos
6 aspetos fundamentais para definires objetivos em 2022
3 fatores fundamentais para ganhar coragem