Coragem

Como aumentares a coragem na tua vida?

A coragem é a força que nos inspira a avançar, mesmo com receios, mesmo sem certezas a coragem apoia-nos a avançarmos na construção da nossa vida de ideal através de um conjunto de ações.

Sem coragem ficamos de mãos e pés atados, até podemos saber o que queremos, o que é bom para nós mas não agimos, não avançamos, ficamos parados por medo por falta de fé. A coragem apoia-nos a avançar mesmo com medos, é a força que nos inspira a dar o passo em frente a fazer algo diferente.

A evolução implica agir e avançar fazendo diferente, não é possível avançar ou evoluir fazendo o mesmo que sempre fizemos. Não tenho dúvidas que para alguém evoluir precisa de coragem.

E a coragem à semelhança de outras competências é algo que se pode exercitar para que a possamos desenvolver. Como costumo dizer “fazemos abdominais para tonificar a barriga” que exercícios podemos fazer para desenvolver a nossa coragem?

Vamos explorar algumas possibilidades? Bora lá

1. Como mencionei a coragem implica avançar mesmo com receios, medos, mesmo sem certezas. Neste sentido é fundamental aceitar o medo, ele existe e vai estar lá para nos proteger, sim o medo tem a função de nos apoiar a garantir a nossa sobrevivência. Como? Posso dar-te um exemplo limite: se não tivermos medo da dor poderíamos tentar voar atirando-nos de um precipício sem para-quedas ou outra forma racional de segurança. Então aceita o medo, deixa o vir e percebe o que ele te quer dizer – só não deixes que ele te amarre no conforto, porque ai ninguém evolui. Quando aceitamos o medo, e nos expomos ou avançamos mesmo com medo (desde que em segurança) estamos a trabalhar a nossa coragem de agir mesmo com medo.

2. Sempre que não fazes algo e crias uma série de razões para não fazer tenta perceber de forma profunda o que te impede de avançar:

Será que no fundo não queres avançar para aquela situação?

Será que te estás a impedir de dar um passo de coragem, hesitando e procastinando?

Será que estás a inventar uma série de desculpas para não agir e esconder a verdadeira razão de não dares o passo em frente?

Não hesites tanto, pois quanto mais tempo tivermos para gerar “desculpas” para camuflar a verdadeira razão mais difícil será perceberes o que te impede de avançar e estarás a diminuir o teu musculo de coragem.

3. Sair da zona do conforto é um exercício fundamental para treinar a coragem. Fazer algo que

não costumamos fazer ajuda-nos a ficar confortáveis no desconforto. Sentimos desconforto sempre que fazemos algo que não estamos habituados pois não sabemos exatamente como vamos lidar com essa situação. Então fazer algo diferente a cada dia consciente dessa decisão é um exercício poderoso para aumentar o nosso grau de coragem.

4. As afirmações positivas ajudam-nos a fortalecer o nosso cérebro segundo a informação que integra as afirmações. Então se repetirmos várias vezes ao dia frases como:

“Eu faço acontecer”

“Eu sou capaz”

“Eu sou corajoso”

Estamos a fortalecer o nosso músculo da coragem, o nosso cérebro está a consolidar esta informação a cada vez que ela é repetida.

5. A coragem passa por encarar a vida de frente. Quando nós olhamos nos olhos das outras pessoas estamos a consolidar a nossa coragem. Alguma vez reparaste que alguém não olha nos olhos das outras pessoas enquanto fala? Qual é a sensação que te dá? Falta de coragem? – Pois bem, de forma humilde e sem colocar o outro numa situação desconfortável olha nos olhos das pessoas e máscula a tua coragem.

6. Mantém a lembrança dos momentos que foste corajoso e tiveste sucesso. Qual foi a sensação de avançares mesmo com medo e conseguires conquistar o que pretendias? Quando trazes estas lembranças ao teu cérebro estás a alimenta-lo para continuares a seres corajoso.

Eu repito muitas vezes. Tudo aquilo que sabemos e não praticamos, não nos serve de nada.

Proponho-te que escolhas os exercícios que te fizerem sentido para implementares na tua vida e aumentares o teu nível de coragem.

Eu ajudo pessoas que se sentem estagnadas a sentirem-se plenas e realizadas, através de um encontro consigo próprias, sem descurar nenhuma área das suas vidas. Podes saber mais sobre o meu trabalho agendando uma sessão de planeamento gratuita aqui

Artigos Relacionados:

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?