voltar ao trabalho no pós férias

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Para muitas pessoas as férias é o período mais desejado do ano e é um verdadeiro desafio voltar ao trabalho após as férias. Muitas pessoas anseiam pelo inicio das férias e entram numa animosidade depressiva no pós-férias. A ansia de ir de férias e o momento de voltar de férias pode ser um período de stress em vez de se tratar de um momento de relaxamento e usufruto.

Quando conseguimos dividir os períodos de férias, por exemplo uma semana de 3 em 3 meses, em vez de um mês de ano a ano, possibilitamos a diminuição da ansiedade nesses momentos pós e pré férias e promovendo o descanso de forma mais adequada.

É fundamental afinarmos o nosso instrumento, como quem diz é fundamental descansar o corpo e a mente para no período de trabalho podermos ser mais produtivos, diminuir a irritabilidade e impaciência e melhorar o sentido de realização.

Então como podemos diminuir a probabilidade de passar por um período depressivo depois das férias passadas? Como aumentar a nossa motivação para iniciar novamente um período de atividade profissional? É fundamental ter em atenção várias situações, para voltar à rotina de forma expansiva e com entusiasmo, pois a vida acontece a cada dia e não apenas em período de férias.

amos explorar situações a ter em conta para que o regresso seja o mais adequado e positivo possível:

1. Aproveita cada dia de férias para te sentires mais realizado fazendo o que mais amas. Muitos de nós em certas alturas da nossa vida caímos no erro de não fazer nada nas férias, acreditamos que descansar é deixar que o tempo passe sem nada fazer. Corremos o erro de deixar que o tempo passe. No final das férias, sentimos que um período que podia ter sido profundamente aproveitado para fazer o que mais gostamos foi completamente desperdiçado. Lembro-me perfeitamente da primeira vez que me apercebi que isso aconteceu comigo, posso dizer-te que foi um acontecimento de viragem, pois nuca mais deixei que passa-se um dia sem fazer algo a meu favor, algo que faz sentido para mim, algo para me mimar, algo para elevar a minha energia. Então faz o que mais gostas, e podes manter certas rotinas do teu dia a dia que te permitem regulação emocional ou elevação de energia (meditação, dança, caminhada, leitura,….)

2. Sempre que optares por fazer férias fora de casa, opta por deixares um dia de intervalo entre as férias e o regresso ao trabalho. A clareza, a arrumação, a organização são essenciais para que possamos ter um dia a dia harmonioso. Um dia de intervalo entre o regresso das férias e o inicio do teu trabalho vai te permitir organizares a tua casa, as roupas, desfazeres as malas, fazeres compras no supermercado e colocares tudo pronto para um novo início tranquilo.

3. Ao longo das férias estabelece, se possível, rotinas e horários não muito diferentes do teu dia a dia de trabalho. Quando em trabalho nos levantamos muito cedo e nas férias passamos a levantarmo-nos muito mais tarde o corpo vai ter um trabalho de adaptação ao novo horário. Então sempre que possível não varie muito na rotina de acordar. Caso tenha isso para um destino com fuso horário diferente então o ideal é que tenha um timing para equilibrar o sono antes de inicio do trabalho.

4. Aproveita para apimentar a relação com o teu parceiro com elogios, sorrisos, conversas de partilha. As férias significam mais tempo em família, passar mais tempo juntos nem sempre é positivo, pois muitas vezes pioramos desafios mal resolvidos e começam as discussões. É fundamental perceber que se existe alguma situação desconfortável entre o casal que pode piorar na época de férias. Então tenta clarear os pontos de vista e interesses diferentes antes das férias e aproveite as férias para aumentar a chama entre vocês.

5. As férias são uma oportunidade para nos conhecermos melhor a nós próprios e para iniciarmos hábitos mais saudáveis. Se implementarmos novos hábitos na nossa vida, vamos não só regressar das férias com mais energia como ainda com práticas que promovem o aumento e a manutenção de energia ao longo de todo o ano. Existem inúmeros hábitos que nos apoiam no nosso dia a dia. Por exemplo através da adequação da alimentação, ou da pratica de exercício físico que fazem bem ao corpo e à mente regulando o nosso peso, o nosso sono e a nossa energia, pode ser uma motivação para os dias de trabalho.

6. Divide os dias de férias por 3/ 4 períodos por ano para não promover a ansiedade pelo período de descanso. Além disso períodos de férias mais curtos promovem a motivação, o descanso e quando as férias terminarem sabe que a não necessita de passar um ano para gozar férias novamente.

Estes pontos apoiam-te na regulação do bem estar e no regresso ao trabalho em harmonia e equilíbrio. Não deixes que a frustração ou sentimentos depressivos se apoderem de ti só porque terminas-te um período de férias. Apodera-te do poder de usufruir plenamente das tuas férias e posteriormente voltar ao trabalho com entusiasmo e motivação. Uma dica fundamental é: trabalhar no que mais gosta em alinhamento com a sua verdade .

Eu ajudo pessoas que se sentem estagnadas a sentirem-se plenas e realizadas, através de um encontro consigo próprias, sem descurar nenhuma área das suas vidas. Podes saber mais sobre o meu trabalho agendando uma sessão de planeamento gratuita aqui

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?