Pensar menos fazer mais

Como pensar menos e fazer mais?

Sinto que “pensar menos” é cada vez mais uma necessidade para as pessoas hoje em dia.

Os pensamentos em loop sobre o que aconteceu no passado ou sobre as preocupações com o futuro impedem as pessoas de viver o momento do AGORA.

O fato que não nos permitirmos viver o momento presente e estar constantemente a tentar prever o futuro ou a pensar no que já aconteceu também provoca ansiedade.

É como se a felicidade estivesse sempre para vir, na realidade a felicidade está AQUI e AGORA, se nos permitirmos podemos agarra-la.

O que nos permite viver de verdade o AGORA são os nossos sentidos (sentir, ouvir, ver, cheirar, saborear). Se nos permitirmos podemos conscientemente intensificar os nossos sentidos o que nos ajuda a viver mais cada momento.

Existem pequenas coisas que nos ajudam a conectar com o momento presente, diminuído os pensamentos em loop e a ansiedade promovendo a nossa qualidade de vida:

– Fazer anotações sobre o que queremos fazer, o que nos preocupa. Especialmente antes de dormir é essencial esvaziar a nossa mente e podemos fazê-lo anotando o que nos preocupa é como se transferíssemos as nossas preocupações da nossa mente para o papel, o que nos vai apoiar a ter uma noite com mais qualidade de sono. Este pequeno exercício também nos pode ajudar ao longo do dia, pois sempre que temos anotações sobre o que queremos fazer para não nos esquecer estamos a dar espaço à nossa mente para usufruir mais do momento presente.

-Sair da preocupação e dar o melhor a à vida a cada momento. Quanto maior a preocupação em ter controlo sobre tudo mais propensão a pessoa tem para sair do momento presente. O controlo leva às preocupações, as pessoas preocupadas ocupam a sua mente com coisas hipotéticas que podem nunca vir a acontecer – este mecanismo faz com que as pessoas não façam o seu melhor a cada momento para resolver situações, ultrapassar desafios ou tomar decisões favoráveis.

-Olhar para as situações com abertura para perceber aprendizagem e desafio e não perda. Quando algo que consideramos menos bom nos acontece tendemos a percebe-lo como uma situação de perda, porém na realidade os problemas surgem para que os possamos ultrapassar e para que possamos crescer e aprender com eles, se nos permitirmos crescer com os problemas estamos a fazer o nosso melhor no agora para criar o melhor futuro. Quando olhamos para os acontecimentos como perdas tendemos a vive-los com vários pensamentos contrativos e pouco benéficos para que possamos avançar além da situação.

-Centrar a atenção na comparação connosco próprios e nunca com os outros. Fomos formatados para nos comparáramos com os outros. Certamente que todos nós fomos alvos de comparação com primos, amigos ou irmão na nossa infância. A comparação com outras pessoas além de nos retirar de nós próprios fomenta o sentimento de insuficiência. Sempre que te surgir a comparação, condiciona o teu pensamento e compara-te contigo próprio. Quanto melhor és hoje se comparado com o que foste ontem? Quais os teus objetivos? O que queres fazer para lá chegar?

-Agradecemos por cada pequenina coisa que nos acontece no dia a dia. Agradecer é reconhecer, identificar o que temos de bom na nossa vida e levar essa identificação ao coração para que haja a emoção associada chamada de gratidão.

-Viver a vida com paixão de verdade, com emoções de verdade. A vulnerabilidade de nos permitirmos ser quem somos é a chave para que nos possamos expressar de verdade.

Não existe passado, não existe futuro. O que existe é o momento presente e as nossas interpretações ou projeções. Então viver constantemente com foco nas nossas interpretações e projeções retira-nos da vivência do agora. Na vida profissional um dos ingredientes fundamentais é a paixão e ela existe quando nos permitirmos experienciar o momento ao máximo. Vive a tua vida ao máximo agora. Não esperes, não vivas nos pensamentos, ativa os teus sentidos.

Eu ajudo pessoas que se sentem estagnadas a sentirem-se plenas e realizadas, através de um encontro consigo próprias, sem descurar nenhuma área das suas vidas. Podes saber mais sobre o meu trabalho agendando uma sessão de planeamento gratuita Aqui

Artigos Relacionados:

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Como aumentares a coragem na tua vida? 

Queres mudar a tua realidade profissional e não sabes por onde começar?

Já alguma vez te sentiste marioneta da sociedade? Marioneta da tua empresa?

3 fatores que impedem a tua criatividade

Ferramenta fundamental para criação de uma estratégia que precisas mesmo de conhecer

3 coisas que precisas de saber sobre as decisões que tomas

4 atitudes de pessoas profissionalmente bem sucedidas

4 fases essenciais para superar o medo e tornar os teus sonhos realidade

3 coisas que te apoiam a dirigir a tua atenção e ação para aquilo que importa

Como podes desbloquear o teu potencial

3 passos fundamentais para avançar profissionalmente

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?