Desbloqueia o teu potencial

Como podes desbloquear o teu potencial

Muitas pessoas que me procuram sentem o seu potencial bloqueado e neste artigo eu quero partilhar contigo como podes desbloquear o teu potencial.

Existem muitas pessoas neste momento à procura da sua essência, porquê? Crescemos numa sociedade que nos formatou a construirmos uma vida de fora para dentro e não de dentro para fora. As pessoas estão preocupadas em parecer e em ter, esquecendo-se do mais importante SER.

Quando construímos uma vida de fora para dentro baseada no parecer e no ter, depois de cumprirmos a check list importante que a sociedade nos impõe (estudar, namorar, arranjar emprego, casar, comprar casa, ter filhos) deveríamos sentir-nos plenos, porém pelo contrário há algo em falta.

Muitas vezes a vida que construímos está em completo desalinhamento com o que nós mais valorizamos, com o que nós acreditamos e tudo isso tem a ver com a necessidade de corresponder às expectativas dos outros, da nossa família, dos nossos amigos, da sociedade em geral.

A maioria das pessoas não faz ideia de quem de verdade são, acreditam que são a mascara social mostram à sociedade. As mascaras sociais que colocamos é o chamado EGO que nos distancia da nossa essência. O Ego leva-nos para uma orientação externa forte com a necessidade de validação, o ego mede o seu valor com base naquilo que possui, ele está constantemente nessa necessidade de se validar através do exterior. O EGO está sustentado no medo, na insegurança que nos leva a uma necessidade de aprovação constante no exterior. Quando baseamos o nosso valor no exterior isso leva-nos ao sentimento de instabilidade e fragilidade. Basta perdemos o emprego, dinheiro ou um relacionamento para sentirmos que perdemos parte da nossa identidade e validar que somos insuficientes e que a vida nos corre sempre mal.

Quando nos permitirmos construir uma vida a partir de dentro sabemos que não somos nem superiores nem inferiores a ninguém somos seres únicos e diferentes capazes de contribuir a nossa vida através da nossa forma única de SER. O poder do SER, SER de verdade, é trabalhado através da descoberta de nós mesmos, do nosso autoconhecimento, do nosso desenvolvimento. Quanto mais conhecemos a nossa verdadeira essência com mais facilidade nós desenvolvemos a nossa vida a partir de dentro, do que sentimos, do que valorizamos. Quando nos baseamos no SER e não no parecer ou no ter, não importa o que percamos na vida.. Não importa que percamos o emprego, ou a relação ou dinheiro pois jamais iremos perder-nos a nós mesmos à nossa verdadeira fonte de sabedoria, de criatividade de liberdade interior, de felicidade.

Podemos comparar o EGO às nuvens que cobrem o Sol, o nosso verdadeiro SER. O nosso verdadeiro ser brilha sempre, mas às vezes está escondido pelas nuvens escuras do EGO então é preciso dissipar as nuvens escuras do EGO para que o brilho do nosso Sol possa ser visto, sentido e aqueça o coração daqueles que nos rodeiam. O EGO tende a encobrir o nosso sol, o nosso potencial.

Como podemos dissipar as nuvens?

-Fazendo perguntas para nós próprios. Fomos ensinados a seguir verdades absolutas a ver apenas uma opção. A melhor opção para outra pessoa pode não ser a opção para mim. Então as perguntas desbloqueiam situações, podemos fazer-nos perguntas como:

Eu sou feliz? Estou alinhada com os meus valores? Quais os meus pontos fortes e os meus pontos a desenvolver? Quais os meus objetivos? Qual a minha intenção? De que outra forma posso fazer isto?

Estas perguntas ajudam a conhecer-nos e a partir dai podendo depois desenvolver um trabalho de evolução, ex: transformar os pontos a desenvolver em pontos fortes, encontrado formas diferentes de fazer.

-Silêncio: hoje é um desafio estar em silencio, há sempre inúmeras solicitações familiares, profissionais, pessoais….. Mas é no silencia que nos podemos escutar as nossas vozes interiores, é no silêncio que podemos conversar connosco e perceber sabedoria que está dentro de nós. Podemos desenvolver momentos de silêncio através de uma meditação, fazendo uma caminhada na natureza, contemplando um pôr do sol.

-Escrita manual: A escrita manual ajuda-nos a trazer o nosso potencial criativo interno para o mundo fisco. Podemos definir momentos do dia em que escrevemos o que nos surge na mente de manhã ou à noite). Podemos anotar os nossos sonhos ou como nos sentimos nas várias alturas do mês nas várias estações. Além de autoconhecimento vão certamente surgir novas e maravilhosas ideias que podem tornar a nossa vida ainda melhor.

O programa de desenvolvimento pessoal com o qual trabalho integra esta sabedoria. Numa primeira etapa do programa identificamos as nuvens que escondem o sol para as poder dissipar. Percebemos de forma clara o que está a bloquear o potencial. Numa segunda fase através do auto-conhecimento e desenvolvimento trabalhamos o brilho do sol para que possa ser ainda mais intenso, brilhante, caloroso e radiante através da sua expressão única. A pessoa expressa todo o seu potencial em ações concretas, desenvolvendo-se.

Eu ajudo pessoas que se sentem estagnadas a sentirem-se plenas e realizadas, através de um encontro consigo próprias, sem descurar nenhuma área das suas vidas. Podes saber mais sobre o meu trabalho agendando uma sessão de planeamento gratuita Aqui

Artigos Relacionados:

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Como aumentares a coragem na tua vida? 

Queres mudar a tua realidade profissional e não sabes por onde começar?

Já alguma vez te sentiste marioneta da sociedade? Marioneta da tua empresa?

3 fatores que impedem a tua criatividade

Ferramenta fundamental para criação de uma estratégia que precisas mesmo de conhecer

3 coisas que precisas de saber sobre as decisões que tomas

4 atitudes de pessoas profissionalmente bem sucedidas

4 fases essenciais para superar o medo e tornar os teus sonhos realidade

3 coisas que te apoiam a dirigir a tua atenção e ação para aquilo que importa

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?