Mudança profissional com o modelo GROW

O modelo GROW é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional que apoia as pessoas a definirem objetivos e a criarem estratégias para os concretizarem de forma optimizadas.

O método grow pode ser aplicado diariamente para promover reflexão e ação direcionada na concretização dos nossos sonhos.

GROW é uma palavra inglesa que significa crescimento, e é isso que todos nós queremos certo? Crescer, evoluir, ser melhores pessoas e profissionais. E as 4 letras que formam a palavra GROW são iniciais em inglês de 4 passos importantes num processo de mudança profissional:

G – inicial da palavra Goal  que significa Objetivo

R – inicial da palavra Reality que significa Realidade

O – inicial da palavra Options que significa Opções

W – inicial das palavras What, when e who que significam “O que”, Quando e Quem

Para cada uma destas letras existem uma série de questões e reflexões que precisam de ser feitas para alguém que quer fazer uma transformação profissional estratégica. As perguntas certas e direcionadas tem o poder de levar as pessoas a sentirem-se motivadas e inspiradas para transformar positivamente as suas vidas profissionais.

O método GROW pretende a partir de questões especificas sobre objetivos, realidade, situação atual da pessoa e possibilidades que possamos criar um planeamento otimizado para que fiquemos mais próximos da concretização dos nossos sonhos profissionais.

Objetivo

As reflexões sobre os objetivos (goals) tem a finalidade de esclarecer a pessoa sobre aquilo a que se propõe de forma especifica, para isso podemos responder ao conjunto de perguntas:

Qual o desafio da minha vida profissional em que me quero focar neste momento?

O que pretendo para a minha vida profissional?

Que assunto acredito que é importante trabalhar agora?

Onde quero estar daqui a um ano? E daqui a 5? E daqui a 10?

O que procuro fazer diferente na minha vida profissional?

Qual o meu sonho profissional? Como posso transformá-lo num objetivo?

Quanto mais detalhe dermos às respostas a estas perguntas mais facilmente criamos um objetivo.

Este objetivo deve ser definido na positiva, a sua concretização deve depender da pessoa, ele deve ser o mais especifico possível com uma data definida.

Nem sempre é fácil definirmos um objetivo quando estamos perdidos, estagnados, sem saber o que fazer. A vontade de sair desse estado pode-nos levar a definir um objetivo completamente desalinhado connosco, isso vai fazer com que invistamos tempo dinheiro e energia em algo que não nos satisfaz. Para que não corramos esse risco precisamos de definir um objetivo profissional congruente com os nossos valores e com a nossa identidade.

Realidade

A análise da realidade pretende identificar o ponto de situação profissional atual da pessoa hoje e sem julgamentos. Importa relembrar que estamos sempre onde temos que estar.

É natural que queiramos mais, mas não vamos saber qual o caminho para chegarmos ao objetivo se não soubermos onde estamos hoje. Para definirmos o nosso ponto de situação profissional actual podemos dar resposta às seguintes questões:

O que está a acontecer na minha profissão hoje?

O acho sobre a minha vida profissional hoje?

O que é mais importante para mim na minha vida profissional hoje?

Quais as 5 coisas que mais gosto na minha vida profissional?

Quais as 5 coisas que quero mudar a nível profissional?

O que é importante falar sobre a minha realidade atual?

Qual a minha experiência e conhecimentos hoje?

Que competências e habilitações tenho hoje?

Esta reflexão ajuda-nos a perceber com clareza o que nós temos hoje para que depois possamos definir ações que nos ajudem a concretizar os nossos objetivos.

Opções

Depois de identificarmos os nossos objetivos e o nosso ponto de situação actual precisamos de colocar a nossa criatividade em ação para encontrar alternativas. Quanto maior a nossa capacidade de identificar alternativas mais possibilidades temos em ultrapassar bloqueios e em criar a realidade que pretendemos para a nossa vida profissional.

Então que tipo de perguntas nos vão permitir a reflexão para criarmos alternativas e soluções para o caminho que queremos fazer entre o nosso ponto de situação atual e o ponto de situação desejado?

Estas são algumas perguntas:

Que competências preciso de desenvolver? O que me vai ajudar a desenvolver essas competências?

Quais os conhecimento que quero obter ou melhorar para chegar ao meu objetivo? Como posso obter esses conhecimentos?

Como posso optimizar a gestão do meu tempo?

Quais as oportunidades que existem no mercado que posso aproveitar?

Que mais posso fazer?

Como posso ter mais resultados com menos esforços?

As respostas a estas questões no âmbito de um processo de mudança profissional acabam por ser um treino para identificarmos soluções. Este tipo de exercício estimula a nossa capacidade de encontrar soluções alternativas em momentos de desafio em qualquer área na nossa vida.

O que? Quando? Quem?

A fase final do modelo GROW consistem em estabelecer ações concretas a serem desenvolvidas com base nas opções exploradas na fase anterior. Nesta fase é como construir um plano estratégico em que se detalha que tarefas fazer, por quem, em que momento e de que forma.

As perguntas que podemos fazer nesta fase incentivam a um compromisso na concretização do objetivo inicialmente estabelecido:

O que posso fazer hoje de encontro ao meu objetivo profissional?

Que competência vou desenvolver agora? O que vou fazer especificamente para a desenvolver? Quando? Como?

Que conhecimento eu quero adquirir agora? O que vou fazer especificamente para adquirir esse conhecimento? Quando? Como?

O que vou fazer diariamente? O que vou fazer semanalmente? O que vou fazer mensalmente?

Que pessoas me vão ajudar?

De 0 a 10 quão comprometido estou a agir?

Estas questões são muito importantes para identificarmos claramente o que fazer e em que momento o que nos permite saber em que precisamos de nos focar evitando assim que nos percamos no meio de tantas possibilidades que existem. É nesta fase que escolhemos, que decidimos o que fazer.

Quais os benefícios do modelo GROW?

Agora que já abordamos em que consiste o modelo e como o podemos utilizar vamos compreender melhor a importância da utilização deste modelo a nível profissional:

Permite-nos evoluir

O modelo GROW contribui para o nosso crescimento pessoal e profissional, esta é a sua finalidade principal. Permite que tenhamos uma visão mais ampla do que desejamos e isso ajuda-nos a sentir maior felicidade e tranquilidade. Conseguimos identificar o que podemos fazer a um nível prático e muito especifico para concretizarmos o que pretendemos. É um modelo que vai além da teoria, é fácil de o aplicar na prática.

Permite-nos ter clareza

Ás vezes sentimo-nos perdidos sem saber o que queremos para a nossa vida profissional. Alguns de nós até sabemos o que queremos mas não conseguimos entender por onde começar para tornarmos os nossos sonhos realidade. O modelo GROW permite-nos entender o que queremos, o que podemos fazer para concretizar o que queremos e o que decidimos implementar. Através das respostas que damos às questões para cada item conseguimos entender melhor os nossos receios e as nossas necessidades. O modelo de GROW dá-nos a estrutura para transformarmos toda esta informação em objetivos e ações efetivas que podemos implementar a nível profissional.

Ganhamos motivação

Quando sabemos exatamente que queremos e o que precisamos para lá chegar  sentimo-nos mais motivados a avançar. É muito diferente eu estar perdida no meio de uma selva sem saber onde estou e para onde vou, ou estar num determinado local que conheço, saber para onde quero ir e que trajetos eu posso escolher. Esta ultima possibilidade traz-me mais motivação e probabilidade de me colocar em movimento.

É um método versátil

Este método GROW pode ser utilizado na nossa área profissional mas também em qualquer área da nossa vida, também pode ser aplicado a empresas.

Permite-nos aumentar o nosso autoconhecimento

O modelo GROW leva-nos a aumentar o nosso autoconhecimento. As perguntas são chave para reflexão guiando a pessoa a uma maior compreensão sobre si própria.

Responsabilidade

O modelo GROW ajuda-nos a ganharmos responsabilidade relativamente aos objetivos da nossa vida profissional. Sabemos que conquistar os objetivos profissionais a que nos propomos depende de nós e daquilo que fazemos, ou não fazemos. A preparação, o planeamento e a concretização dos objetivos depende de nós e não de outras pessoas ou factores externos.

O modelo de GROW é um verdadeiro acelerador no alcance dos resultados pretendidos a nível profissional.

Se queres fazer uma mudança profissional com apoio podes saber mais sobre o meu trabalho aqui

Artigos Relacionados:

Importância do vision board na mudança profissional
Mudança profissional com confiança
8 princípios do alinhamento profissional
9 Riscos ignorados mudança profissional
4 crenças que limitam a tua evolução profissional
Identidade e crescimento profissional
Plano de ação 5w2h para mudança profissional
Acredita que é possível a tua mudança profissional
Como ser reconhecido no trabalho?
4 filmes sobre mudança profissional
Vazio profissional – 8 formas de eliminar
Modelo de negócio profissional
Pirâmide de Maslow na vida profissional
4 exemplos de persistência e sucesso profissional
5 perguntas para identificares as tuas qualidades

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?