estratégia

Ferramenta fundamental para criação de uma estratégia que precisas mesmo de conhecer

Todos nós sabemos que para termos novos e melhores resultados precisamos de implementar estratégias diferentes no nosso dia a dia.

Talvez quando ouves isto te questionas: “mas que novas estratégias?””Como é que na prática posso perceber quais são as melhores. estratégias para a minha vida?

Existe uma ferramenta maravilhosa que serve para implementares na tua vida, na tua empresa ou em qualquer organismo que queira perceber como pode fazer melhor (Região, cidade, associações, IPSS).

Esta ferramenta é muito transformadora mas para isso precisa de ser implementada.Recorda-te que conhecimento que não é implementado ou partilhado não serve para nada.Idealmente antes de desenvolveres esta estratégia precisas de ter um objetivo especifico a atingir, um objetivo alinhado com a tua verdadeira identidade e com o tipo de relações que queres desenvolver. Quando temos um objetivo em vista a ferramenta vai ser desenvolvida com vista na concretização desse objetivo.


Um exemplo de um objetivo num negócio pode ser:

Aumentar a venda em 10 % este ano em relação ao ano passado.

OU criar o meu próprio emprego até 30 de setembro de 2021Ou criar um curso online até 30 de outubro


Depois de o objetivo podes então avançar com esta ferramenta preciosa chamada de análise SWOT.

A analise SWOT ajuda-nos de forma prática a perceber o nosso ponto de situação actual com definição clara dos nossos pontos fortes (Strengths) dos nossos pontos a melhorar (Weaknesses ) das oportunidades (Oportunidades) e das ameaças (Threats) que existem no contexto onde nos desenvolvemos.

Esta análise pode ser representada em quatro quadrantes para que mais facilmente consigamos perceber como aumentar os nossos pontos fortes, como tornar os pontos a melhorar pontos fortes para que assim possamos aproveitar as oportunidades que surgem e lidar mais facilmente com as ameaças.Depois de esta construção com facilidade podes delinear ações diferenciadoras no teu dia a dia para concretizares os objetivos a que te propões

.Então para a construção do primeiro quadrante (Pontos Fortes)

-Quais são os pontos fortes que te ajudam a concretizar o teu objetivo?

A tua experiência?O teu conhecimento?

A tua determinação?O teu compromisso?

A tua rede de contactos?

Exemplo do meu caso:

  • Eu sou licenciada em Gestão pela faculdade de Economia do Porto o que me dá conhecimentos de gestão, Marketing, Finanças que me permite acompanhar os cliente que pretendem alavancar os seus negócios de uma forma mais;
  • Eu sou especialista em Economia Social e Pós-graduada em Gestão de Centros e Serviços sociais o que me dá conhecimento de como gerir recursos por forma a otimizar resultados
  • Eu sou certificada em Eneacoaching e Eneagrama pelo Instituto Eneacoaching o que me permite conhecer os tipos de personalidades das pessoas e uma estrutura forte para garantir uma mudança sustentada
  • Eu sou certificada como Hipnoterapeuta pela Associação internacional de Hipnose que me fornece ferramentas de transformação mais profundas
  • Eu tive uma experiência 5 anos a gerir uma Instituição social o que me permite conhecer dinâmicas naturais de uma Instituição social e assim ajudar de forma mais profunda pessoas que trabalham neste tipo de instituições
  • Fui Gestora de Cliente um Banco privado onde obtive experiência e formação em vendas e no atendimento ao cliente
  • Eu fiz um retiro Maya no México que me permitiu conhecer uma cultura diferente bem como ferramentas culturais diferentes de desenvolvimento humano
  • Sou Reikiana o que me permite estar mais sensível à energia das pessoas que me procuram
  • Tenho experiência com várias pessoas que conseguiram atingir aquilo a que se propuseram
  • Sou determinada, comprometida e integra
  • Possuo ferramentas de gestão e regulação emocional que fui incorporando ao longo do meu percurso que me ajudam a mim e ajudam os meus clientes.

Os pontos fortes são todas as características que tu ou a tua empresa/organização tem que te podem ajudar a chegares onde queres. Então já tens o meu exemplo começa já a delineares os teus pontos fortes.

Com vista a desenvolveres o quadrante superior direito (Pontos a Melhorar).

-Quais são os pontos que precisas e melhorar?

A tua criatividade?A tua teimosia?

A tua gestão emocional?

A tua rede de contactos?

Os teus conhecimentos?

Exemplo do meu caso:

  • Acredito que posso melhorar a minha criatividade na busca de novas soluções para os desafios
  • Acredito que posso melhorar a minha rede de contactos mesmo que acredite que a rede de contactos que possuo já é forte
  • Acredito que muitas vezes possa confundir a minha determinação com teimosia e isso pode-me levar a investir tempo, energia e dinheiro em vão
  • Acredito que é importante estar atenta à gestão e regulação das minhas emoções

Os pontos a melhorar são características tuas ou das organizações que representas que são passiveis de serem melhorados de acordo com o objetivo que pretendes atingir. Então avança já na identificação dos pontos que queres melhorar.

Com vista a desenvolveres o quadrante inferior esquerdo (Oportunidades):

-Que oportunidades existem no contexto no qual te moves?

A informação disponibilizada gratuitamente?

O aumento da procura pelos produtos que promoves?

O desenvolvimento tecnológico?

As plataformas disponíveis para promoveres os teus produtos?

As pessoas que procuram parcerias para que possas promover os teus produtos

Exemplo do meu caso:

  • Expansão das redes sociais
  • Plataformas de disponibilização de serviços
  • Aumento de pessoas interessadas pelo tipo de serviço que disponibilizo
  • Coaching e hipnoterapia cada vez mais divulgados e com resultados comprovados no mercado

As oportunidades são tendências favoráveis à concretização do objetivo que ocorrem no contexto onde a pessoa ou a organização se move. Que oportunidades identificas para a concretização do teu objetivo?

Com vista a desenvolveres o quadrante inferior direito (Ameaças)

-Que ameaças existem no contexto onde te moves?

O aumento do número de concorrentes?

Demasiada informação e publicidade?

Demasiados distrações (TV, telemóvel, redes sociais)Exemplo no meu caso:

  • Redes sociais como distração
  • Demasiada informação disponível (pode levar a uma má gestão da informação consumida)
  • Meios de comunicação com mensagens contrativas (medo)
  • Várias pessoas a disponibilizar o mesmo tipo de serviço

As ameaças são tendências que ocorrem nos contextos nos quais nos movemos que podem constituir uma barreira à concretização do nosso objetivo. Então quais as ameaças que identificas no teu contexto em particular?

Depois de definires com clareza os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças consegues delinear estratégias com vista à concretização do objetivo.

Exemplo

:-Vou investir no negócio online aproveitando a evolução tecnológica e a maior disposição das pessoas ao acompanhamento online gerindo assim a ameaça do distanciamento social obrigatório.

-Vou usar a minha determinação para diariamente aprender e implementar algo novo e relevante no meu negócio avaliando constantemente em que medida cada formação está alinhada com o meu negócio.

-Vou usar a minha rede de contactos atual para conseguir uma melhor e mais alargada rede de contactos através de amigos, conhecidos e outras pessoas próximas das pessoas com as quais atualmente estou em contacto.

-Vou reservar um tempo limitado para explorar as redes sociais.

São apenas exemplos.

Dei-te um exemplo de uma analise swot, é importante que reserves um tempo para que possas fazer a tua e implementares estratégias diferentes na tua vida, pois só assim vais conseguir resultados diferentes.

Eu ajudo pessoas que se sentem estagnadas a sentirem-se plenas e realizadas, através de um encontro consigo próprias, sem descurar nenhuma área das suas vidas. Podes saber mais sobre o meu trabalho agendando uma sessão de planeamento gratuita Aqui

Artigos Relacionados:

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Como aumentares a coragem na tua vida? 

Queres mudar a tua realidade profissional e não sabes por onde começar?

Já alguma vez te sentiste marioneta da sociedade? Marioneta da tua empresa?

fatores que impedem a tua criatividade

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?