propósito

Ideias chaves sobre Propósito

Cumprir o teu propósito requer prática, além do saber trata-se de fazer. Muitas vezes dispersamos por mil e uma coisas na tentativa de encontrarmos mais felicidade e sentido de realização. A grande questão é que essas mil e uma coisas muitas vezes não encaixam, é como se fossem peças de puzzles diferentes que não encaixam.

A ideia é encontrar um alinhamento entre as várias coisas que fazemos. Essas várias coisas que fazemos importa estarem em alinhamento com o propósito, importa serem relevantes para o propósito.

Muitas pessoas acreditam que o propósito é algo relacionado com a profissão, mas na realidade o propósito é o “para quê” de cada um de nós fazer aquilo que faz. Saber qual é o propósito traz à nossa consciência as razões pelas quais fazermos o que fazemos da forma que o fazemos.

O propósito é um guia que nos relembra do que é verdadeiramente importante para nós. Numa sociedade tendencialmente mecanizada para olhar para fora onde cada um de nós sente o peso de corresponder às expectativas dos outros, de “mostrar” superioridade, especialmente superioridade material é um desafio viver em propósito. O propósito relembra-nos do que é importante para cada um de nós. Sempre que nos distanciamos de quem somos podemos recorrer ao propósito para nos conectarmos a nós próprios, aos nossos valores, à nossa identidade, às convicções que nos ajudam a chegarmos onde queremos.

Tendemos a relacionar o propósito com a nossa vida profissional, porém o propósito está ligado com todas as áreas da nossa vida: pessoal, saúde, diversão, profissão, equilíbrio vida/trabalho, criatividade, amigos, família….. Alguém que vive em propósito é alguém que se sente realizado. Se pensarmos bem não é possível alguém sentir-se realizado apenas profissionalmente porque as várias áreas da vida estão interligadas e influenciam-se entre si. O propósito está relacionado com a pessoa que queremos SER, ou seja está relacionado com a nossa identidade, naturalmente essa identidade de SER também implica algumas dinâmicas importantes do FAZER e tudo isto tem um “PARA QUÊ” ou seja um propósito.

Exemplo meu: O meu propósito é SER autêntica inspirando os outros a viverem em autenticidade desenvolvendo, ativando e expressando as minhas capacidades para que possa viver o meu máximo potencial influenciando os outros também a fazê-lo.

O propósito é o reflexo da marca que escolhemos querer deixar pelos vários contextos por onde passamos. Naturalmente que propósito não é ter dinheiro para viver, se isso é o que nos move para trabalhar naturalmente vamos ter desempenhos bastante limitados. Ter dinheiro para viver é algo fundamental, e para isso é importante que desenvolvamos a nossa atividade profissional com um sentido de propósito. Estar em propósito é ganhar energia, é ganhar tempo, é ganhar dinheiro, é ganhar criatividade, é ganhar alegria.

Tudo isto não significa que não precisemos de desenvolver ações para colocar isto em prática. Estar em propósito é estar em ação consciente, é olhar para os desafios que surgem com consciência, é ser humilde e curioso por nova aprendizagem, é ser persistente e resiliente, é ajustar o plano de ação, é olhar para dentro e cuidar, é fazer aquilo que o coração pede, é fazer pequenas coisas que nos fazem sentir prazer, preenchidos, e em evolução.

Para mim comprimir o propósito tem essencialmente 3 ingredientes fundamentais:

-Sentido de utilidade: A utilidade traduz o valor que nos propomos acrescentar à sociedade, ao planeta, aos animais, ao todo. Sempre que sentimos que estamos a contribuir com as nossas habilidades para que algo fique melhor a nossa visão sobre a vida fica mais alegre.

-Prazer pelo que fazemos: Não se trata apenas de ser útil, mas também de ter gosto por aquilo que se faz, se nos sentirmos felizes por fazermos o que fazemos. Quando trabalhamos por obrigação, para ter dinheiro ao final do mês, tendemos a ficar sem energia, cansados e desmotivamos. Quando temos gosto pelo que fazemos tudo fluí com grande naturalidade.

-Evolução: Acredito que todos nós temos o propósito de ativar e desenvolver habilidades dentro de nós que nos permitem cumprir o “Para quê” de fazermos o que fazemos. Sempre que desenvolvemos uma habilidade sentimo-nos mais capazes. Se pensarmos um pouco, no início de uma contratação profissional, as pessoas estão sempre mais entusiasmadas especialmente porque aprendem coisas novas.

Viver em propósito profissional é um trabalho em que articulamos as habilidades que nos diferenciam e aquilo que o mundo precisa. Trabalhar com propósito implica trabalhar no nosso desenvolvimento pessoal, em tornar-nos melhores pessoas e entregar valor impactando positivamente a sociedade. Trabalhar com propósito é contribuir através da nossa forma única de ser, liderando a nossa vida percebendo os acontecimentos como situações que nos desafiam a evoluir e a arranjar soluções para os problemas.

Eu ajudo pessoas que se sentem estagnadas a sentirem-se plenas e realizadas, através de um encontro consigo próprias, sem descurar nenhuma área das suas vidas. Podes saber mais sobre o meu trabalho agendando uma sessão de planeamento gratuita Aqui

Artigos Relacionados:

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Como aumentares a coragem na tua vida? 

Queres mudar a tua realidade profissional e não sabes por onde começar?

Já alguma vez te sentiste marioneta da sociedade? Marioneta da tua empresa?

3 fatores que impedem a tua criatividade

Ferramenta fundamental para criação de uma estratégia que precisas mesmo de conhecer

3 coisas que precisas de saber sobre as decisões que tomas

4 atitudes de pessoas profissionalmente bem sucedidas

4 fases essenciais para superar o medo e tornar os teus sonhos realidade

3 coisas que te apoiam a dirigir a tua atenção e ação para aquilo que importa

Como podes desbloquear o teu potencial

3 passos fundamentais para avançar profissionalmente

Como pensar menos e fazer mais?

O Poder do Cérebro para uma mudança sustentada

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?