Perguntas para fazer numa entrevista de trabalho

As melhores perguntas para fazer numa entrevista de trabalho

As perguntas a fazer para tomar a melhor decisão numa entrevista de trabalho são uma ajuda para que tomemos a melhor decisão relativamente à vaga à qual nos propomos.

Antes de nos candidatarmos a uma vaga e de irmos a uma entrevista devemos ter claro quem somos, o que procuramos e qual o trabalho ideal para nós para que depois possamos escolher aceitar ou não o emprego ao qual nos candidatamos.

Então é fundamental investir tempo e energia dedicada ao nosso autoconhecimento que nos leva a identificar o que mais valorizamos, quais as nossas motivações e quais os interesses que pretendemos desenvolver no nosso dia a dia de trabalho.

Depois de nos candidatarmos e de sermos chamados a uma entrevista importa que saibamos responder ao entrevistador com assertividade, mas de nada vale o esforço se ficarmos num trabalho que não está minimamente alinhado com quem nós somos. Neste sentido, importa esclarecemos com a empresa ou organização a sua cultura, identidade, missão para que a conhecemos um pouco mais antes de tomarmos a decisão de aceitar a proposta. Naturalmente podemos fazer uma pesquisa sobre a empresa na internet ou falar com alguém que já lá trabalhe para que tenhamos mais informação, ainda assim trago-te algumas questões que podem ser postas diretamente ao entrevistador:

Perguntas relativamente à vaga e ao sector de atividade:

A vaga pode ser nova ou ter surgido à pouco tempo. Se a vaga é nova podemos ter de desenvolver procedimentos e formas de trabalhar. Caso a vaga já exista há algum tempo tem um histórico e já há certamente um papel mais definido. Então podemos questionar se a vaga é recente e qual o papel que tem tido na empresa a nível de impacto e de evolução. Estas perguntas mostram ao entrevistador interesse por parte de quem está a ser entrevistado.

A resposta do entrevistador pode ser uma ajuda para que possamos demonstrar conhecimentos e experiência sobre a área em questão. Além disso pode dar indicações do nível de autonomia que a pessoa que preencha essa vaga pode ter e isso é fundamental.

Perguntas sobre possibilidade de progressão profissional:

Quando temos a ambição de evoluir num processo profissional é crucial que escolhamos um lugar onde nos permita ter essa possibilidade. Então podemos ao longo da entrevista fazer perguntas como: “Há possibilidade de evoluir profissionalmente?.  Esta pergunta demonstra ao entrevistador que o entrevistado tem ambição e este pode ser um ponto a favor para ser selecionado.

A evolução é para mim um dos fatores chave para que alguém se sinta entusiasmado, motivado e com vontade de trabalhar todos os dias. Quando não evoluímos estagnamos e essa é uma das piores sensações que podemos ter.

Perguntas sobre o dia a dia da empresa e da pessoa que preenche a vaga em causa:

Antes de darmos tudo para ficar num trabalho importa saber como é a rotina da empresa e em especial da pessoa que vai preencher a vaga. A resposta que o entrevistador der vai permitir ao entrevistado avaliar se é o trabalho ideal para si ou não.

Perguntas sobre a equipa com que poderemos trabalhar:

Antes de irmos para a entrevista podemos fazer pesquisas no linkdin sobre pessoas que estão neste momento a trabalhar na empresa na qual vamos à entrevista para termos uma noção do tipo de pessoas com quem podemos trabalhar. Para ter mais conhecimento sobre este tema podemos questionar o entrevistador: “Pode-me falar um pouco sobre a equipa de trabalho?” ou “O que determina o sucesso da equipa em questão?”

A resposta a esta pergunta vai ajudar-nos a perceber a forma como a empresa fala dos seus colaboradores e ainda nos vai dar a conhecer melhor dinâmicas de trabalho em equipa e algumas pessoas de quem o entrevistador pode falar.

Há pessoas que gostam de trabalhar em equipa, outras nem tanto. É fundamental termos este autoconhecimento para que apostemos nas vagas certas.

Perguntas sobre as dinâmicas atuais do negócio:

Caso tenhamos algum conhecimento sobre a empresa podemos introduzir esse conhecimento e aproveitar para perguntar: “Eu sei que lançaram este produto há algum tempo no mercado e parece-me estar a ter recetividade, quais são os principais desafios e oportunidades que a empresa enfrenta atualmente?”

Este tipo de abordagem ajuda a partilhar conhecimento e a saber um pouco mais sobre a estratégia da empresa. Caso tenhamos conhecimento podemos complementar a resposta do entrevistador com sugestões sobre aquilo que podemos fazer e como podemos contribuir para que a empresa tenha os melhores resultados.

Perguntas sobre avaliação de desempenho:

Algumas pessoas sentem que fazem o trabalho mas que não têm feedback e acompanhamento por parte das chefias e da direção da empresa. Este é um fator desmotivar, às vezes as pessoas sentem que fazem mais pela empresa do que as chefias.

Para que possamos ter clareza sobre este ponto podemos perguntar:

“Que tipo de acompanhamento, feedback os colaboradores têm relativamente ao trabalho que fazem?”

Ou

“Como é o sistema de avaliação de desempenho?”

Estamos a demonstrar interesse e recetividade em receber feedback o que regra geral demostra vontade de melhoria continua e vamos perceber que tipo de acompanhamento a empresa dá aos seus colaboradores.

Perguntas sobre formação e desenvolvimento:

É importante que haja oportunidade de progredir profissionalmente mas também é importante que tenhamos a possibilidade de ter formação que sustente todo o trabalho e garanta evolução constante. Quando as pessoas não têm acesso a formação no interior da empresa apostam em pagar formações no exterior assumindo os custos de algo que a empresa vai beneficiar pois melhora a nossa performance enquanto profissionais.

Então podemos questionar:

Quais são as oportunidades a nível de formação e de desenvolvimento na empresa?

Esta pergunta na entrevista vai transmitir ao entrevistador que o entrevistado tem vontade e motivação para aprendizagem o que poderá ser um ponto a seu favor.

Perguntas sobre o seguimento do processo de recrutamento

Antes e entrevista chegar ao fim importa que tenhamos conhecimento dos passos seguintes para que nos possamos preparar o melhor possível para o que se segue e para isso podemos fazer as seguintes perguntas:

Quais são os próximos passos?

ou

Qual é a próxima fase do processo?

Conclusão

As perguntas que aqui partilhei são apenas alguns exemplos para que possamos demonstrar interesse pela empresa, pelo negócio e estejamos na entrevista de forma ativa e dinâmica. É uma excelente forma de avaliarmos se a vaga e a empresa têm características alinhadas com a nossa identidade e  nos permite manifestar aquilo que somos na nossa profissão.

Caso queiras fazer um processo de mudança ou evolução profissional com acompanhamento podes conhecer o meu trabalho aqui

Artigos Relacionados:

Importância do vision board na mudança profissional
Mudança profissional com confiança
8 princípios do alinhamento profissional
9 Riscos ignorados mudança profissional
4 crenças que limitam a tua evolução profissional
Identidade e crescimento profissional
Plano de ação 5w2h para mudança profissional
Acredita que é possível a tua mudança profissional
Como ser reconhecido no trabalho?
4 filmes sobre mudança profissional
Vazio profissional – 8 formas de eliminar
Modelo de negócio profissional
Pirâmide de Maslow na vida profissional
4 exemplos de persistência e sucesso profissional
5 perguntas para identificares as tuas qualidades

8 perguntas mudança profissional

Mudança profissional com o modelo GROW

Comunicação na mudança profissional

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?