Vence a procrastinação

O que fazer para vencer a procrastinação?

Todos nós passamos por fazes de maior tendência a procrastinação

A procrastinação traz-nos o sentimento de que somos insuficientes, que somos incapazes de fazer o que nos propomos. Quanto mais procrastinamos mais esta sensação e mais estes pensamentos destrutivos se apoderam de nós.

Quanto maior for o tempo que estivermos em procrastinação maior confusão vamos criar na nossa cabeça. Tudo isto causa um grande stress que promove ainda mais o adiamento de tarefas essenciais para que possamos chegar onde queremos.

Pela importância deste tema hoje trouxe-te alguns passos essenciais para te ajudar a sair da procrastinação e para que possas entrar em ação.

Recordo-te que esta ação é em direção à concretização dos teus objetivos. Muitas vezes passamos o dia a fazer coisas, chegamos ao final do dia cansados e parece que não fizemos nada de relevante. Tudo isto porque o nosso cérebro gosta de estar na zona de conforto – fazer coisas mais simples. Enquanto fazemos essas coisas mais simples deixamos as coisas verdadeiramente importantes para traz.

Assim antes de mais “dá um chuto no stress” acalma a tua mente, o teu corpo. Faz algo que te ajude a relaxar a serenar (exemplo: meditação, caminhada na natureza, mergulho no rio, respiração profunda e consciente, dança, canta). O que importa é que saias do stress e do pensamento em loop “não fiz nada, não faço nada, não consigo” para que falas algo que gostes e que usufruas.

Traz à tua consciência quais são os objetivos que te propões atingir e quais são as tuas prioridades. Esta tomada de consciência faz com que a nossa mente se alinhe com as tarefas que nos ajudam a chegar mais próximo dos objetivos que pretendemos concretizar.

Toma a decisão de passar à ação, compromete com esses objetivos e com a importância que eles têm para a tua vida.

Divide os teus projetos em pequenas tarefas. Muitas vezes não avançamos, não fazemos e procrastinamos porque nos propomos a muito e a nossa mente sabe que não é possível concluir num dia, numa manhã determinado projeto. Se dividirmos o projeto em pequenas ações mais facilmente nos vamos propor a avançar com essas pequenas ações pois consideramos que são passíveis de ser concluídas no tempo a que nos propomos. 

Define a que tarefas te propões em cada dia. Se começarmos o nosso dia com a intenção de terminar uma pequena tarefa mais facilmente isso acontece. Fazer uma pequena programação do dia em equilíbrio e sem grandes exigência contribui muito para que possamos concretizar pequenas ações que nos ajudam a chegar mais próximo do nosso objetivo

Faz coisas que te tragam energia e concilia com a lista de tarefas. Lembra-te que estas coisas vão te permitir serenar a tua mente e trazer uma maior clareza à tua vida. Quando temos maior clareza e serenidade conseguimos concretizar aquilo que é diferenciador na nossa vida e prevenimos momentos futuros de procrastinação

 Relembro ainda que na nossa grande missão é sempre SER e não fazer. Para SERMOS precisamos de trabalhar o equilíbrio com a nossa vida pessoal (amigos, familiares, divertimento, bem-estar, crescimento mental , saúde, criatividade). Assim as tarefas relativas ao fazer devem estar equilibradas com tudo o resto para que ganhemos equilíbrio, energia e motivação.

Eu ajudo pessoas que se sentem estagnadas a sentirem-se plenas e realizadas, através de um encontro consigo próprias, sem descurar nenhuma área das suas vidas. Podes saber mais sobre o meu trabalho agendando uma sessão de planeamento gratuita Aqui

Artigos Relacionados:

Como estar de volta ao trabalho em Plenitude e realização?… Pós férias!…

Como aumentares a coragem na tua vida? 

Queres mudar a tua realidade profissional e não sabes por onde começar?

Já alguma vez te sentiste marioneta da sociedade? Marioneta da tua empresa?

3 fatores que impedem a tua criatividade

Ferramenta fundamental para criação de uma estratégia que precisas mesmo de conhecer

3 coisas que precisas de saber sobre as decisões que tomas

4 atitudes de pessoas profissionalmente bem sucedidas

4 fases essenciais para superar o medo e tornar os teus sonhos realidade

3 coisas que te apoiam a dirigir a tua atenção e ação para aquilo que importa

Como podes desbloquear o teu potencial

3 passos fundamentais para avançar profissionalmente

Como pensar menos e fazer mais?

Leave a Comment

Contactar
Fale diretamente comigo
Olá.
Podemos ajudar?