Quando sentimos que estamos desorientados desmotivados, sem vitalidade muitas vezes desenvolvemos um habito contrativo chamado de queixume. Além do queixume corremos o risco de nos vitimizarmos colocando a responsabilidade das nossas vidas nas mãos dos outros.
Quando nos lamentamos de que não avançamos na vida porque alguém como o nosso companheiro não nos apoia estamos a vitimizar-nos e a não assumir a responsabilidade da nossa vida. Está atento, sempre que surgir: “porque ele não me ajuda”, “não tenho tempo”, “não me apoiam na minha evolução”, “não me compreendem” estamos a entrar num processo sério em que nos retiramos PODER PESSOAL
Sim, nós somos donos do nosso poder pessoal, bem como somos responsáveis pelo nosso empoderamento e por outro lado também somos responsáveis pelo desempoderamento.
Eu Apoio Pessoas encontrarem a plenitude profissional através de um caminho de encontro consigo próprias, este caminho tem por base o empoderamento pessoal. E agora faz sentido lembra-te o nome do meu projeto: “Leva poder à tua vida, Leva poder à tua empresa”.
Quando aumentas o teu nível de poder pessoal tu levas poder a todas as áreas da tua vida.
E agora questionas-me:
Ok Sara Como aumento o meu nível de empoderamento pessoal?
Pois bem, vou-te apoiar através de várias práticas J
De encontro ao que te falei inicialmente: para de te vitimizares e queixares. Assume 100% de responsabilidade sobre a tua vida! És tu o dono da tua felicidade, motivação, alegria de viver. És tu o dono da tua vitalidade e do teu bem-estar.
Aumenta o nível de compromisso que tens contigo próprio! Não caias na ilusão de que o teu compromisso é com outros. Não te estou a dizer que quando assumes um compromisso com alguém não o deves cumprir. Digo-te sim que vale a pena refletires se estás a escapar de ti com a desculpa de que não tens tempo para ti? Acontece inúmeras vezes, recorda-te o nosso copo só transborda quando está cheio, se não estás bem contigo não vais conseguir ajudar ninguém! Então compromete-te contigo!
Só quando te conhecer profundamente e tomas consciência das múltiplas possibilidades tu podes decidir a teu favor, tomamos consciência quando deixamos de agir de modo robotizado e começamos a perceber os hábitos que nos estão a impedir de concretizar os nossos grandes sonhos. Como podes sair do modo robotizado? Começa a estar consciente das tuas ações. Se considerares no final de cada dia tira uns minutos para perceberes quais as decisões que fizeste ao longo do dia. Observa o teu sentir sobre cada ação, aquelas que fazem sentido na tua vida e aquelas que não fazem sentido algum. Não faças algo apenas porque as outras pessoas também fazem ou te disseram que é assim que se faz. Decide agir de determinada forma porque para ti faz sentido – não tem a ver com os outros – O PODER PESSOAL É TEU!
Fomos ensinados que devemos estudar, ter um emprego para a vida toda mesmo que não nos faça sentido nenhum, casar ter filhos, netos e por fim morrer! Muitos de nós quando chegássemos ao final da nossa vida sentiríamos que foi uma vida sentido, pois na realidade vivemos uma vida que não foi nossa, vivemos uma vida que os outros queriam que vivêssemos!
Então PODER PESSOAL para mim é alicerçado em compromisso, responsabilidade e consciência!
A sustentabilidade é um fator a ter em conta pois se por um lado nós somos totalmente responsáveis pela nossa vida, as decisões que tomamos podem ter impacto na vida dos que nos rodeiam. É fundamental ter consciência desse impacto para que sejam tomadas as melhores decisões. Trata-se de assumir as rédeas da minha vida, dando espaço ao outro para assumir as rédeas da vida dele.
Então observa:
Estás a agir a favor do teu poder pessoal? OU estás a diminuir o teu poder pessoal?
Diminuis o teu poder sempre que:
· Ages para agradar a alguém
· Assumes um papel porque a sociedade te incutiu que deve ser assim
· Ages para estar integrada num grupo para te assemelhar aos outros
· Casas porque sentiste a pressão da sociedade para casar
· Tens filhos porque sentiste a pressão da sociedade e da tua família para ser mãe
· Fazes dietas não porque sentes mas porque te influênciam
Sempre que ages por um motivo exterior a ti estás a diminuir o teu poder pessoal.
Então PARA, OBSERVA, VAI DENTRO, AGE DE ACORDO COM O TEU SER, COM O TEU QUERER!