Tens padrão de tensão stress e desequilíbrio? Quando estamos em desregulação emocional estamos em estados contrativos e consequentemente não lideramos a nossa vida. Já sentiste que a situação de foge por entre os dedos por falta de liderança do teu próprio ser? Já sentiste que com outra ação tu te sentirias melhor contigo próprio e com os outros?
A mim aconteceu-me inúmeras vezes… Eu ficar em estados de desregulação profunda o que fazia com que promovesse a desarmonia tanto na minha vida profissional como no meu lar com os que mais amo. Até que conheci esta Técnica PODEROSA!
Desde que conheci a técnica que eu chamo PROA é mais fácil para mim lidar com situações mais desafiantes, pois permite-me estar mais consciente e em equilíbrio. É uma técnica simples e poderosa que podemos utilizar quando sentimos que não estamos a ter liderança interna sobre as nossas emoções e consequentes reações. Podemos também usar como forma de prevenção, ao longo do dia fazendo várias paragens que nos permitem uma maior consciência do nosso estado para que possamos tomar decisões conscientes a favor do nosso equilíbrio interno.
A primeira fase do processo é PARAR, sim parar. Se estás numa situação extrema (discursão, tiveste conhecimento de uma noticia avassaladora, algo te incomoda profundamente) então PARA. Quando não paramos reagimos inconscientemente, muitas vezes a nossa reação provoca impactos negativos tanto na situação, como nos intervenientes, como em nós próprios. Só paramos quando estamos conscientes, caso contrário provavelmente reagimos. Como analogia quando vemos um sinal vermelho no trânsito paramos pois temos indicação de paragem, quando a situação é nossa, estamos envolvidos, é necessária consciência para ver o sinal vermelho invisível. Esta paragem idealmente passa por sair fisicamente do local de situação contrativa, caso não seja possível a paragem deve ser interna. Para promover a atenção da nossa regulação emocional podemos fazer várias paragens ao longo do dia.
A segunda fase passa por RESPIRAR, concentrar a nossa atenção na respiração. Quando levamos a atenção à respiração deixamos de estar focados no desafio, acalmamos o nosso corpo e a nossa mente.
Numa terceira fase, depois de nos sentirmos mais calmos, serenos e equilibrados OBSERVAMOS os pensamentos e emoções. Escutamos o nosso corpo, percebemos quais são as sensações presentes, quais os pensamentos que vem. Se possível analisamos a situação de forma mais distante, como alguém não interveniente no desafio. Uma visão exterior vai apoiar-nos a retirar intensidade às emoções, possibilitando a posterior ação mais favorável.
Por último, AVANÇA com maior confiança e equilíbrio. Prossegue, e age a teu favor. Agora é possível avançar com regulação pois houve um afastamento da situação e uma observação que permite tomar decisões ponderadas.
Eu uso esta técnica Para, Respira, Observa e Avança alinhada com outras que me permitiram liderar o eu equilíbrio interno e consequentemente a minha vida. Ganhamos liderança com equilíbrio, uma das bases do sucesso.
Já conhecias esta técnica? Vais implementá-la?